CRCSP Mulher apoia a campanha Agosto Lilás

Publicado em 13/8/2020

Ligue 180 para denunciar qualquer violência contra a mulher

Em agosto, a Lei Maria da Penha completa 14 anos de sua aprovação. Criada para coibir a violência doméstica e familiar, a Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006, permitiu que os estados e o Distrito Federal formulassem políticas e planos de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, criassem Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), de Núcleos Investigativos de Feminicídio e de equipes especializadas para o atendimento e a investigação das violências graves contra a mulher.

Para lembrar a importância da Lei Maria da Penha, durante o mês de agosto acontece em todo o Brasil o Agosto Lilás. A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais.

No Brasil, que ocupa o 5º lugar no mundo de assassinatos de mulheres, ficando atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia, uma mulher é assassinada a cada duas horas. Durante a pandemia da Covid-19, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a quantidade de denúncias de violência contra as mulheres recebidas no canal 180 cresceu quase 40%, se forem comparados o mês de abril de 2020 e 2019.

O CRCSP, por meio da Comissão CRCSP Mulher, apoia a campanha Agosto Lilás. A comissão tem como um dos seus objetivos sensibilizar, envolver e mobilizar o engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

"É fundamental que todos nos conscientizemos que a violência contra a mulher é um problema urgente muito mais próximo de nós do que imaginamos", alerta a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, conselheira Flávia Augusto. "Precisamos incentivar as vítimas a buscar ajuda e denunciar. Devemos estar atentos a sinais de que mulheres do nosso convívio passam por situações de agressão física, verbal ou psicológica para auxiliá-las a sair desse cenário de violência. A Comissão CRCSP Mulher apoia a campanha Agosto Lilás para a proteção e conscientização das profissionais contábeis e da sociedade".