Sessão plenária institucional do CRCSP tem presença de representantes do CFC, CRCPR, CPC e das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo

Publicado em 13/8/2020

Ocorreu em 13 de agosto de 2020 a sessão plenária institucional do CRCSP, com transmissão ao vivo no YouTube. A plenária contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, que apresentaram os principais temas da profissão contábil na atualidade.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a sessão e explicou na abertura os objetivos da plenária institucional. “Esta é uma plenária transmitida ao vivo para os profissionais da contabilidade, para que eles conheçam melhor o que é o CRCSP e possam saber os temas em discussão na nossa profissão.

Participaram da reunião plenária os vice-presidentes do CFC Idésio Coelho (Técnico) e Aécio Prado Dantas Júnior (Desenvolvimento Profissional), o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, o presidente do CRCSP na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, e o professor Eliseu Martins.

Principais assuntos da profissão

Idésio Coelho informou aos espectadores que o CFC irá em breve encaminhar ao Poder Legislativo sugestões para a melhoria do Projeto de Lei n.º 3.887/2020, que reúne tributos para formar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

“Nós apoiamos a simplificação tributária, mas não apoiamos o aumento de carga tributária”, destacou o vice-presidente Técnico do CFC, que também fez um convite ao público para que participem do webinar Circuito Técnico, transmitido no canal do CFC no YouTube.

Os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, e do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, apresentaram informações sobre o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

Monello trouxe dados sobre a promoção de atividades de Educação Profissional Continuada pelo CRCSP. No primeiro trimestre de 2020, foram realizadas 202 atividades, com 5.203 participantes. Por sua vez, no segundo trimestre, foram 76 atividades com 31.068 participações. Também estão disponíveis 13 conteúdos a distância, que somaram mais de 37 mil acessos de todo o Brasil.

Aécio trouxe informações sobre o Programa de EPC e os projetos desenvolvidos pelo CFC nesta área, com destaque para o Exame de Qualificação Técnica (EQT). “O EQT é a porta de entrada para o PEPC. Serão seis provas do EQT aplicadas em 2020, todas no modelo digital”, destacou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC.

Ele também apresentou as principais informações e alterações do Programa de EPC, como a redução da pontuação mínima para 20 pontos em 2020 e outras mudanças ocorridas para auxiliar os profissionais neste período de pandemia.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, falou sobre as ações desenvolvidas pelo Conselho paranaense para apoiar os profissionais da contabilidade, especialmente neste período de pandemia. “O período de crise é também o momento de fazer a diferença e mostrar quem tem condições de se reinventar e quem não tem. A pandemia nos mostrou que tínhamos que repensar nosso planejamento e nos reinventar para sermos protagonistas neste processo de mudança”, declarou Jochem.

O diretor Financeiro do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e presidente do CRCSP na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, falou em nome dos ex-presidentes do Conselho e destacou a importância de os profissionais participarem ativamente da profissão contábil.

“Esta plenária institucional é mais uma oportunidade para os profissionais da contabilidade e para o público em geral entenderem melhor o Conselho e a profissão contábil. Há profissionais que fazem críticas, muitas vezes infundadas, por falta de interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelo Conselho e pelas Entidades”, revelou Sergio Prado.

Eliseu Martins iniciou sua apresentação com um relato sobre a história do CPC e sobre os princípios que norteiam o trabalho do Comitê. Com mais de 35 anos de atuação, desde que foi idealizado pelo professor Eliseu Martins, o CPC é o grande responsável pela adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade ao padrão IFRS.

“Hoje o CPC realiza o trabalho de acompanhar e fazer sugestões para a melhoria das normas contábeis, de acordo com os padrões e as boas práticas internacionais. Esta é a filosofia que permeia todo o trabalho do Comitê, desde que surgiu, em 1985, ainda como Comissão Consultiva da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)”, explicou o professor Eliseu Martins.

A seguir, o presidente Donizete passou a palavra ao presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, que falou sobre a realização conjunta, da 27ª Convecon e da 19ª Conescap, em 2021, e fez um convite aos participantes e espectadores da plenária para o Encontro Regional do Sescon-SP, que será realizado online, de 25 a 28 de agosto de 2020.

Ao encerrar a sessão plenária institucional do CRCSP, o presidente José Donizete Valentina destacou ser “uma alegria ter recebido a presença de pessoas tão especiais nesta plenária e também dos profissionais da contabilidade que estão nos assistindo”.

Também participaram da sessão plenária os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Mariano Amadio (Registro), os presidentes do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.