Profissionais e empresários da contabilidade participam do programa de Fiscalização Preventiva na sede do CRCSP

Publicado em 26/7/2016

Em 26 de julho de 2016 foi a vez da cidade de São Paulo receber a campanha “Combate à Concorrência Desleal e pela Valorização do Profissional da Contabilidade”. Profissionais, empresários da contabilidade e representantes de entidades contábeis estiveram presentes na sede do Conselho e assistiram à palestra “Fiscalização Preventiva: Orientações e Procedimentos”, ministrada pelos vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina, e de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion.

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, fez a abertura da palestra e destacou que o Conselho tem entre suas funções a valorização da profissão para a sociedade. “O CRCSP tem essa preocupação de melhorar a relação entre os profissionais, seus clientes e os usuários das informações contábeis. Para isso, focamos bastante na realização de palestras, seminários, nos programas da TV CRCSP e outras atividades de capacitação”.

Após a abertura, foram chamados para compor a mesa diretora dos trabalhos o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, José Donizete Valentina, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, a conselheira Cibele Pereira Costa e os fiscais Benedito Pinto da Cruz Neto e Elaine Constantino Santos.

José Donizete apresentou informações sobre a importância de estar regularmente registrado e a atuação do CRCSP em defesa da atividade contábil. “Para nós do CRCSP, a fiscalização é um fator de proteção para o profissional. Através dela, fazemos com que a sociedade se sinta protegida, valorizando assim os bons profissionais”, destacou o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina.

O vice-presidente Maion deu continuidade à apresentação e falou sobre a exigência de notificar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao tomar conhecimento de operações ilícitas. Ele falou também sobre os procedimentos para emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore). “Não corram riscos desnecessários. Apenas emitam a Decore com lastro nos documentos descritos na Resolução CFC n.º 1.364/2011”, alertou.

A fiscal Elaine Constantino Santos apresentou as novidades para 2016 no envio da Decore, entre elas o fim do limite de emissões e o upload de documentos comprobatórios no ato da submissão do documento. Outros pontos destacados na palestra foram o Contrato e Distrato de Prestação de Serviços, a Carta de Responsabilidade, e como evitar o aviltamento de honorários contábeis, deixando de estar em desacordo com o Código de Ética Profissional do Contador.

A vice-presidente de Registro do CRCSP, Neusa Prone Teixeira da Silva, a diretora do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) Edna Magda Ferreira Góes, os conselheiros Claudio Filippi e Inez Justina dos Santos, e os diretores Claudio Rafael Bifi (executivo) e Verônica Moreira Nunes (operacional) também estavam presentes.

Sobre o programa

A campanha “Combate à Concorrência Desleal e pela Valorização do Profissional da Contabilidade” foi criada pelo CRCSP para orientar os profissionais e empresários contábeis sobre os procedimentos obrigatórios e evitar a ocorrência de erros, muitas vezes por desconhecimento sobre aspectos técnicos das normas.

Em 2016, a campanha Contra a Concorrência Desleal ocorreu nas cidades de Barueri, Limeira, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, São Carlos, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Para conferir as próximas cidades em que a palestra será ministrada, acesse o site da Campanha Contra a Concorrência Desleal.