Presidentes do CRCSP e Sescon-SP discutem projetos de Reforma Tributária no painel “A Profissão Contábil em Debate”

Publicado em 18/8/2020

Em 18 de agosto de 2020, o CRCSP realizou em seu canal no YouTube o painel “A Profissão Contábil em Debate”, sobre os “Impactos da Reforma Tributária na Contabilidade”. O tema foi apresentado pelos presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, com mediação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello.

O presidente Donizete realizou a abertura do debate e destacou a importância dos profissionais da contabilidade para todas as empresas, especialmente durante este período de pandemia e na necessária recuperação econômica pós-Covid-19.

“Hoje estamos trazendo um tema que tem uma relevância muito grande no momento que nós vivemos. O que precisamos agora é uma menor carga tributária, para que tenhamos incentivo e apoio para que o país volte a se desenvolver com empregabilidade e crescimento. E nós, profissionais da contabilidade, temos que ser cada vez mais protagonistas e participar ativamente das decisões das empresas e entidades”, destacou o presidente Donizete na abertura.

A seguir, Reynaldo Lima apresentou pontos importantes sobre as propostas de reforma tributária em discussão na atualidade, com destaque para as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) n.º 45/2019, PEC n.º 110/2019 e o Projeto de Lei n.º 110/2020.

“Nós profissionais temos um importante papel na construção de uma reforma tributária, que é há tanto esperada, poia a última ocorreu em 1965. Estão discutindo nas propostas em discussão atualmente o aumento da carga tributária e a setorização, mas quem está ficando para trás são as micro e pequenas empresas, que possuem uma representatividade muito grande na empregabilidade e renda no nosso país”, declarou o presidente do Sescon-SP.

“Este material apresentado aqui também está disponível nos sites do CRCSP e do Sescon-SP. Então acessem e compartilhem com outros profissionais. Vamos ser multiplicadores destas informações e incentivar esta discussão”, recomendou o vice-presidente Monello.

“Um dos principais desafios que temos hoje é a complexidade das normas e das obrigações principais e acessórias. Criou-se um labirinto tributário com anomalias e distorções assustadoras. A reforma tributária não pode trazer o aumento de tributos. Ele deve promover uma tributação mais justa e, consequentemente, o desenvolvimento e o aumento de riqueza da população. Isto se faz com inteligência fiscal”, defendeu o presidente Donizete no painel.