Presidentes do CRCSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo participam do Encontro de Líderes e debatem a Lei de Liberdade Econômica

Publicado em 25/8/2020

Ocorreu em 25 de agosto de 2020, no canal do CRCSP no YouTube, mais um Encontro de Líderes, atividade que reúne lideranças dos principais setores da economia para discutir temas importantes da atualidade.

A Lei n.º 13.874/2019, conhecida como a “Lei de Liberdade Econômica” e suas implicações para os profissionais da contabilidade e empresários foram temas desta edição, que teve como participantes o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait Neto. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, foi o mediador da atividade.

“A Lei de Liberdade Econômica veio para diminuir o custo Brasil e trazer mais flexibilidade para que as empresas possam crescer. E nesse momento que ensaiamos uma retomada da economia, temos que fazer a lei funcionar, porque ela vem em boa hora”, destacou o presidente José Donizete Valentina sobre o tema do Encontro.

Alfredo Cotait Neto iniciou sua apresentação destacando a importância dos profissionais da contabilidade e elogiando a campanha de valorização da profissão contábil promovida pelo CRCSP. “Os profissionais da contabilidade são essenciais. Não existe uma empresa, seja pública, privada ou do Terceiro Setor, que não seja apoiada por um profissional contábil”, pontuou Cotait.

O presidente da Facesp e da ACSP esclareceu que a Lei de Liberdade Econômica prevê dispositivos que simplificam a abertura e a gestão das empresas, especialmente aquelas de baixo risco.

“Ela moderniza processos que não fazem sentido nos dias de hoje e trazem redução de custos e de tempo, permitindo que o empresário possa focar na administração de seu negócio”, explicou Cotait, que esclareceu pontos da Lei de Liberdade Econômica como a dispensa de atos públicos para empresas de baixo risco e para o Microempreendedor Individual (MEI), a emissão de carteira de trabalho online e a autorização para que profissionais da contabilidade e advogados possam autenticar documentos.

Ao falar sobre como a Lei de Liberdade Econômica impacta a rotina dos profissionais contábeis, Donizete ressaltou: “a Contabilidade deve ser voltada para a gestão e refletir o valor da empresa. Mas precisamos mudar a cultura, fazer com os empresários vejam os profissionais contábeis como parceiros dos negócios e com que o Governo nos dê condições para realizar nosso trabalho adequadamente”, concluiu o presidente do CRCSP.