CRCSP e FBC realizam painel “Flow Contábil”, sobre como a Contabilidade está inserida no mundo 4.0

Publicado em 26/8/2020

O CRCSP e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) realizaram, em 26 de agosto de 2020, no canal do Conselho no YouTube, o painel “Flow Contábil: o Contador para o Mercado 4.0 – Novos Saberes para um Novo Mundo”.

As possibilidades que a tecnologia proporciona e o novo papel dos profissionais da contabilidade em um mundo tecnológico foram os principais temas da atividade, ministrada pelo presidente da Trevisan Escola de Negócios, Antoninho Marmo Trevisan, e pelo professor da Universidade de Ilinóis Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima. A conselheira do CRCSP Flávia Augusto e a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Sílvia Mara Leite Cavalcante realizaram a mediação do painel.

O presidente da FBC, Adeildo Osório de Oliveira, e o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, realizaram a abertura do painel e deram as boas-vindas ao público. “Agradeço ao CRCSP, na pessoa de seu presidente, pela parceria na realização deste evento, e agradeço aos palestrantes e todos que nos assistem”, desejou o presidente da Fundação.

“Este é um dos temas mais atuais que nós temos. Vivemos em um mundo totalmente conectado. Como podemos olhar para este novo mundo e encontrar formas de interpretá-lo, através das ferramentas que a tecnologia nos proporciona”, destacou o presidente Donizete, que lembrou também sobre a campanha Agosto Lilás, para prevenir a violência contra a mulher e incentivar a utilização do disque-denúncia, no telefone 180.

“Sejam todos muito bem-vindos a esta live. Vamos tratar hoje sobre este mundo 4.0, tema que afeta a vida de todos e especialmente dos profissionais da contabilidade”, explicou a conselheira Flávia sobre a atividade.

Silvia Cavalcante também destacou a importância de se discutir a atuação dos profissionais contábeis em um mundo 4.0. “O mundo está planificado e é nesse momento que a gente consegue se encontrar. Nós temos que utilizar as ferramentas que a tecnologia nos dispõe e iremos falar um pouco sobre isso hoje”, declarou a conselheira do CFC.

“Quando a gente fala sobre o mundo 4.0, estamos falando da quarta revolução industrial, que possui um grande impacto para as empresas e organizações e especialmente para os profissionais da contabilidade. Nos EUA, por exemplo, 90% dos escritórios contábeis já possuem processos automatizados. Então esta é uma realidade hoje e nós temos que nos preparar”, alertou o professor Gerlando.

Antoninho Marmo Trevisan explicou na atividade que o mundo 4.0 exige uma adaptabilidade maior de todos e um investimento maior dos profissionais tanto em tecnologia como em conhecimentos que permitam melhorar o serviço prestado aos clientes.

“Nós temos que aprender a lidar com Ciências de Dados, cadeia de valor, com inteligência artificial, mas sem perder o foco na contabilidade. Nós temos que valorizar nossa profissão e a única forma de fazer isto é oferecer serviços de primeira qualidade”, afirmou Trevisan no painel.