Diretor de Tecnologia e Infraestrutura do CRCSP é nomeado para o Comitê Gestor da Internet no Brasil

Publicado em 27/8/2020

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) tem agora um representante do CRCSP entre seus membros. O diretor de Tecnologia e Infraestrutura do Conselho, Domingos Sávio Mota, foi nomeado conselheiro titular do comitê multissetorial, responsável por estabelecer instruções relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no Brasil.

A nomeação consta na Portaria Interministerial n.º 2.965, de 24 de julho de 2020, publicada no Diário Oficial da Uniãode 19 de agosto de 2020 e assinada pelos ministros Walter Souza Braga Netto (Casa Civil), Marcos César Pontes (Ciência Tecnologia e Inovações) e Fábio Faria (Comunicações). Além de Domingos, foram nomeados outros 20 representantes do segmento empresarial, Terceiro Setor e da comunidade científica e tecnológica. O mandato dos conselheiros é de três anos.

O CGIBR tem como atribuições definir diretrizes técnicas e estratégicas relacionadas ao funcionamento da rede mundial de computadores no Brasil, além de funções relacionadas ao registro de domínios, alocação de endereços IP e a criação de protocolos de segurança.

Formado em Ciências Contábeis e em Ciências da Computação, com pós-graduação em Gestão de Projetos, Domingos é contador registrado e integrou a Comissão da Lei Geral de Proteção de Dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Como conselheiro do CGIBR, irá atuar para a promoção da segurança da informação na internet, entre outras atribuições.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, considera a nomeação uma conquista, não apenas pelo reconhecimento da importância do profissional da contabilidade em todas as áreas, mas pela competência, conhecimento e compromisso com a ética que o diretor de Tecnologia e Infraestrutura demonstra nestes 27 anos em que trabalha no CRCSP.

“Domingos dará valiosas contribuições para a melhoria contínua dos protocolos de internet no país. Para nós do CRCSP, é também uma demonstração de que todo o investimento que temos em valores humanos está rendendo dividendos, com este reconhecimento conferido pelo Comitê Gestor da Internet”, afirmou Donizete.

“O Comitê Gestor da Internet no Brasil possui pessoas extremamente qualificadas e me sinto honrado pela nomeação. Com eles, irei defender uma internet mais rápida, acessível e segura para a sociedade civil”, revelou o novo conselheiro do CGIBR. Ele complementa ainda que “os profissionais da contabilidade possuem expertise com dados e sua integridade. Acredito que no Comitê Gestor da Internet eu possa contribuir com a experiência adquirida nestes anos no CRCSP”, concluiu Domingos.