Perfil do contador no século XXI foi tema de transmissão ao vivo do CRCSP

Publicado em 9/9/2020

Bastante elogiada por quem assistiu, a transmissão ao vivo “Perfil do Contador do Século XXI” foi realizada no dia 8 de setembro de 2020, no canal do CRCSP no YouTube. A atividade foi uma parceria do CRCSP com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e apoio da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

O tema foi apresentado pelo presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, pela presidente da Anefac-Regional São Paulo, Marta Cristina Pelúcio Grecco, e pelo diretor presidente da Fipecafi, Welington Rocha. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, fez a mediação da atividade.

“Protagonista, este deve ser o perfil do contador do nosso século”, apontou o presidente Donizete. “Temos que estar preparados, adquirir conhecimento sempre, saber atender a diferentes públicos, diferentes realidades.”

Já o presidente Welington mencionou a importância de o contador ter “inteligência emocional, saber lidar com as coisas do dia a dia, além de ter o conhecimento técnico, ser proativo, exercitar a ética e a integridade.”

Marta Pelúcio acredita que o contador precisa de uma comunicação melhor, “deve falar a língua do empresário para quem presta serviço, ser multidisciplinar e entender a cultura da empresa que está atendendo.”

Os três palestrantes concordaram que o mercado é muito dinâmico e que, por isso, o contador precisa se acostumar às mudanças, ser flexível e adepto da tecnologia. “A pandemia nos obrigou a sermos virtuais e usarmos a tecnologia para otimizar nosso desempenho”, disse Marta.

“Além de usarmos a tecnologia”, disse Donizete, “precisamos avançar no nosso conhecimento e aprender outras línguas, além do português. Espanhol e inglês hoje são imprescindíveis para nos comunicarmos, adquirirmos mais conhecimento e novas oportunidades com empresas multinacionais”.

O vice-presidente João Castilho conduziu a transmissão ao vivo como porta-voz dos participantes, que levantaram diversas questões aos palestrantes. A atividade pode ser revista no endereço www.youtube.com/crcspoficial.