Plenária institucional do CRCSP reforça união das entidades contábeis

Publicado em 11/9/2020

O CRCSP realizou sua sexta reunião plenária institucional de 2020 no dia 10 de setembro, com a presença de convidados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Academia Paulista de Contabilidade, de ex-presidentes e da vereadora da cidade de São Paulo, Edir Sales (PSD).

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, deu as boas-vindas aos convidados e aos conselheiros presentes à sessão. Depois de votações regimentais, a palavra foi aberta ao vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, que discorreu sobre o plano de governança corporativa que está sob a responsabilidade de sua pasta. “Quando tratamos das finanças do CRCSP”, disse Maion, “estamos mostrando a transparência da nossa administração para os profissionais da contabilidade e a sociedade”.

Os vice-presidentes do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho (Política Institucional) e Sérgio Faraco (Administrativo), se disseram honrados em participar da plenária do CRC de São Paulo. “O acolhimento constante que o CRCSP nos proporciona”, disse Joaquim Bezerra, “mostra a união de trabalho e de ideais do Sistema CFC/CRCs”. “Apesar de estarmos em um momento difícil”, disse Sérgio Faraco, “a pandemia valorizou nossa profissão, mostrando como somos importantes para a gestão das empresas”.

A presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, afirmou que a parceria com o CRCSP, que disponibilizou aos profissionais mineiros cursos de ensino a distância, facilitou a rápida adaptação à tecnologia que aconteceu com a decretação da pandemia. “A tecnologia aproximou os profissionais da contabilidade e tivemos uma grande adesão às nossas atividades virtuais”, contou a presidente Rosa.

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos de Lima, falou em nome das Entidades Contábeis de São Paulo. “Estamos retomando o trabalho presencial no Sindicato”, disse Geraldo. “Nestes meses estamos tendo uma intensa atividade online de segunda à sexta-feira. Estamos vencendo mais este desafio do Sindcont-SP que, neste ano, completa 101 anos de existência”, finalizou Geraldo.

O presidente do CRCSP, Irineu De Mula, gestão 1998-1999, mostrou-se entusiasmado com a troca de experiências dos convidados. “Vejo que os desafios estão sendo encarados com dedicação e congregação de esforços das lideranças da Contabilidade e fico orgulhoso de participar desta plenária”, disse De Mula.

A vereadora Edir Sales também estava orgulhosa em participar da plenária institucional do CRCSP. “Tenho muito respeito pelo Conselho e pelas Entidades Contábeis”, disse Edir. ”Espero que acessem nossos projetos que elaboramos para amenizar os efeitos da pandemia e nos ajudem com propostas”, finalizou a vereadora.

O presidente Donizete encerrou a sessão plenária agradecendo a presença de todos: “Conversar faz toda a diferença e cada vez que nos unimos para vencer desafios estamos colocando um tijolo na construção que estamos empenhados a fazer pelos profissionais e pela profissão contábil”.

Além dos convidados e conselheiros também estavam presentes o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, e o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.

Participaram da plenária os vice-presidentes do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro).

Presentes também os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura), Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) e Verônica Moreira Nunes (Operacional).