Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia Dia do Contador

Publicado em 22/9/2020

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou um ato solene virtual em 22 de setembro de 2020, para homenagear o Dia do Contador, comemorado nesta data.

Convocada pelo deputado Itamar Borges (MDB), a sessão especial para os contadores foi transmitida pelo canal do YouTube da Assembleia e pela TV Alesp e teve a coordenação do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior.

O deputado Itamar Borges abriu o ato solene parabenizando todos os contadores. “Quero prestar uma homenagem aos homens e mulheres que são contadores”, disse o deputado. “Mas, gostaria de parabenizar as contadoras que fazem parte das entidades da classe contábil”.

Pelo CRCSP, Itamar homenageou a conselheira Flávia Augusto; pelo Sindcont-SP, a diretora social Ana Maria Costa; pelo Sescon-SP e Aescon-SP, Terezinha Annéia; pela Federação do Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Thelma Tibério; as conselheiras do CRCSP Suely Gualano Bossa Serrati e Angela Zechinelli Alonso, respectivamente, pela Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) e Academia Paulista de Contabilidade (APC); pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Maria Cristina de Souza Gonzaga, e pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Cecília Geron.

Antes de liberar a palavra aos representantes das Entidades Contábeis, Reynaldo Lima apresentou um vídeo em homenagem aos contadores. O presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior, manifestou-se em seguida, dizendo que a data comemora “o forte protagonismo que este momento de pandemia trouxe aos contadores e fez com que a sociedade nos reconhecesse”.

Representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, estava o vice-presidente de Política Institucional da entidade, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que afirmou serem os contadores os atores do cenário dos negócios. “Durante a quarentena”, falou Joaquim, “trabalhamos dia e noite, interpretando mais de 3 mil mudanças na legislação e assessorando 15 milhões de acordos trabalhistas”.

O presidente do Conselho Administrativo do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) Nacional, Eduardo Augusto da Rocha Pocetti, representou o presidente da entidade, Francisco Maldonado Sant’Anna. “Parabéns aos contadores neste dia”, disse Pocetti, “Estes profissionais são o sangue das organizações e, sem os representantes desta profissão milenar, elas não sobrevivem”.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, lembrou que os últimos meses colocou a profissão à prova e que “os contadores mostraram que estão capacitados para a complexidade arrecadatória do Brasil e passaram pela pandemia mais unidos, solidários e resilientes. Parabéns a todos os contadores”, concluiu Donizete.

Padroeiro da profissão

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, homenageou os contadores lembrando que no dia 21 de setembro é comemorado o Dia de São Mateus, cobrador de impostos e padroeiro dos profissionais. “E neste dia 22, o Centro de Estudos e Debates do Sindcont-SP está fazendo 71 anos”, festejou Geraldo.

Pela Fecontesp falou seu presidente, Dagoberto Silvério da Silva, que louvou a função estratégica dos negócios exercida pelos contadores e a sua procura pela atualização, participando dos eventos do Programa de Educação Profissional Continuada.

O diretor do Ibracon - 5ª Seção Regional, Aderbal Alfonso Hoppe, representou o presidente da entidade, Carlos Pires, e falou sobre a evolução dos contadores, “hoje exercitando a linguagem universal dos negócios, com atuação proativa em entidades internacionais, trazendo resultados positivos para o Brasil”.

A vice-diretora Adjunta da Anefac, Cecília Geron, representou a presidente regional Marta Pelúcio e elogiou os contadores “que tiveram que se reinventar na pandemia e procuraram se aperfeiçoar mais profissionalmente”.

O presidente da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos, enfatizou a união dos contadores “em busca de soluções e conhecimento, sempre a postos, no caso dos peritos judiciais, para acompanhar os processos judiciais eletrônicos”.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, também parabenizou os contadores “profissionais essenciais para a economia do Brasil” e agradeceu o deputado Itamar, “o amigo da Contabilidade”.

O presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Reynaldo Lima, encerrou o ato solene dizendo que “a profissão contábil é democrática e transparente” e que “a pandemia mostrou nossa essencialidade, tão importante como a profissão médica, e trouxe mais união das Entidades Contábeis”.

Lima lembrou que foi da amizade e respeito que os presidentes das entidades têm entre si que gerou a vontade de unir os dois maiores eventos, a Conescap e a Convecon, em um só e que vai acontecer no ano que vem. “A participação no contexto internacional e o incentivo à educação profissional continuada tornam as Entidades Contábeis a voz de todos os profissionais”.