Presidentes do CRCSP, CRCRJ e CRCES participam de live do CRCSC

Publicado em 25/9/2020

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, participou, em 25 de setembro de 2020, de uma live em homenagem ao Dia do Contador, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) no Youtube. A atividade teve a participação dos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), do Rio de Janeiro (CRCRJ) e do CRCSC e abordou o tema “Você está Preparado para o Novo? Descubra como Estamos nos Antecipando ao Futuro da Contabilidade”.

A presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, realizou a mediação da live e destacou na abertura a importância da integração entre as entidades do Sistema CFC/CRCs: “Estamos unidos em uma grande comunidade, com o propósito conjunto de promover o melhor para os profissionais da contabilidade, tanto os dos nossos estados como os de todo o Brasil.

Ao falar sobre as características que o contador do futuro deve apresentar, o presidente do CRCRJ, Samir Ferreira Barbosa Nehme, destacou a responsabilidade que as entidades contábeis, especialmente os CRCs, têm em apoiar os profissionais da contabilidade. “Em um momento em que a categoria busca por conta própria a valorização, nós dos CRCs criamos um pilar de apoio ao profissional, oferecendo suporte e buscando novas iniciativas para promover melhorias para a nossa profissão”, afirmou Samir.

A presidente do CRCES, Carla Cristina Tasso, também falou sobre o cenário atual que vivemos e sobre a presença da tecnologia no cotidiano da profissão. “Nós estamos passando por uma quarta revolução industrial e a contabilidade é uma das profissões que passam por esta transformação tecnológica que acontece no mundo inteiro. Nós precisamos buscar novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades e utilizar a tecnologia para estar mais próximos de nossos clientes e prestar um serviço de cada vez mais qualidade”.

Donizete também falou sobre as qualidades técnicas do profissional contábil do futuro, mas pontuou que o fator humano é cada vez mais essencial neste mundo tecnológico que vivemos. “Neste cenário de pandemia, o impacto que a tecnologia teve foi avassalador e declarações antigas de que a profissão seria substituída pela tecnologia caíram por terra, pois nunca fomos tão relevantes como agora”, explicou o presidente do CRCSP.

“Temos hoje a percepção que o conhecimento técnico é fundamental, mas devemos também ter inteligência emocional, ser mais humanos, éticos e cooperativos. Devemos ser mais gerenciais, utilizar as ferramentas tecnológicas para definir estratégias e buscar soluções, pois quem não se adaptar a esta nova realidade estará fora do mercado no futuro”, concluiu o presidente Donizete.