Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual sobre Prestação de Contas Eleitorais

Publicado em 7/10/2020

As novidades relacionadas à prestação de contas de candidatos e diretórios de partidos políticos nas eleições serão tema de mais uma atividade do CRCSP. O Seminário Estadual sobre Prestação de Contas Eleitorais acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro de 2020, no canal do CRCSP no Youtube, e as inscrições estão abertas no portal do Conselho.

“O Papel do Profissional da Contabilidade no Processo de Prestação de Contas Eleitorais” será o tema do painel apresentado no dia 13, das 14h às 16h. A utilização do Sistema SPCE Cadastro 2020 e os procedimentos para a contabilização da arrecadação, do gasto eleitoral, planejamento e controle da campanha e combate à corrupção serão alguns dos itens tratados na atividade. O palestrante será o membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP), Michel Bertoni Soares, com a participação do presidente José Donizete Valentina e do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello. Os moderadores serão a coordenadora do Grupo de Trabalho do Conselho para Prestação de Contas Eleitorais, Vera Lúcia Vada e o conselheiro do CRCSP, Breno Acimar Pacheco Correa.

No dia 14, das 14h às 16h, os profissionais participarão da oficina “Contabilidade Eleitoral: Aspectos Práticos”, sobre questões relacionadas à elaboração do contrato de serviços contábeis, à classificação do gasto eleitoral e sobre o registro de gastos com combustíveis e outros itens. A oficina será ministrada pelos especialistas Alexandre Di Pietra e Gláucia Nazareth Ferreira, com mediação da coordenadora do Grupo de Trabalho do Conselho para Prestação de Contas Eleitorais, Vera Lúcia Vada.

E-book Contabilidade Eleitoral 2020

O Grupo de Trabalho do CRCSP para Prestação de Contas Eleitorais também recomenda aos profissionais que acessem o e-book Contabilidade Eleitoral: Aspectos Contábeis e Jurídicos – Eleições 2020, lançado este ano pelo CFC para orientar os profissionais da contabilidade e interessados no tema para a correta prestação de contas eleitorais. O e-book pode ser conferido gratuitamente no portal do CRCSP.