Primeiro dia do Seminário Estadual de Prestação de Contas Eleitorais trata do programa SPCE – Cadastro 2020

Publicado em 13/10/2020

Ocorreu em 13 de outubro de 2020, no canal do CRCSP no Youtube, a abertura do Seminário Estadual de Prestação de Contas Eleitorais. O programa “Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) Cadastro 2020” foi o tema do primeiro dia do seminário, que contou na abertura com a presença de representantes do CRCSP, CFC e OAB-SP.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, e o coordenador da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Haroldo Santos Filho, realizaram a abertura do seminário e destacaram a importância do tema para a classe contábil e para a sociedade.

A coordenadora do Grupo de Trabalho do CRCSP sobre a Prestação de Contas Eleitorais, Vera Lúcia Vada, os integrantes do Grupo de Trabalho Breno Acimar Pacheco Correa e Caio Martins dos Santos realizaram a mediação do seminário. Os painelistas foram o integrante da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) Michel Bertoni Soares e os especialistas Alexandre Di Pietra e Gláucia Nazareth Ferreira.

O presidente do CRCSP ressaltou que não podemos demonizar a política, mas atuar para o aperfeiçoamento do processo eleitoral. “A democracia é o melhor sistema que existe e, se quisermos mudar algo neste país, é pela política. O que nós precisamos é de pessoas sérias, procedimentos bem elaborados e leis que assegurem a lisura de todo o processo. A participação dos profissionais da contabilidade nas prestações de contas traz transparência, credibilidade, confiança e também políticos melhores”, concluiu Donizete.

Maion reforçou que a atuação dos profissionais contábeis traz mais transparência e idoneidade para as campanhas partidárias e que, por esta razão, “é mais uma oportunidade para a prestação de serviços relevantes para a sociedade”.

Para Haroldo, a exigência legal de que os profissionais da contabilidade acompanhem todas as etapas das campanhas eleitorais é também um exercício de cidadania. “A classe contábil brasileira deve se orgulhar de dizer que nós participamos do início ao fim do processo eleitoral de prestação de contas. Nós somos vocacionados a imprimir transparência aos processos públicos e privados. E por que não oferecer isto para o fortalecimento do nosso estado de direito democrático?”.

Com dois dias de atividades, nos dias 13 e 14 de outubro, o Seminário Estadual de Prestação de Contas Eleitorais visa esclarecer as novidades na atuação dos profissionais contábeis nas eleições municipais deste ano. No dia 14, às 14h, será realizada a oficina online “Contabilidade Eleitoral: Aspectos Práticos”. As inscrições para a atividade estão abertas no portal do CRCSP.