Presidente Donizete prestigia solenidade do Sindcont-SP para entrega do título Contabilista Emérito a Claudio Filippi e homenagem a Antonio Eugênio Cecchinato

Publicado em 18/10/2020

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) realizou em 18 de outubro de 2020 uma cerimônia para celebrar duas personalidades de referência para a classe contábil. Foi realizada nesta data o descerramento da foto de Antônio Eugênio Cecchinato na galeria de presidentes do Sindcont-SP e outorgado o título Contabilista Emérito ao presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi. O presidente do Conselho, José Donizete Valentina, participou da solenidade, que integra a 9ª Semana Paulista de Contabilidade.

“Cecchinato e Filippi são duas lideranças da nossa classe contábil, que muito contribuem para o reconhecimento da sociedade ao profissional da contabilidade e ao crescimento da profissão”, declarou o presidente Donizete em seu pronunciamento.

Donizete também parabenizou o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, por sua gestão à frente do Sindicato e pela escolha de Claudio Filippi como Contabilista Emérito.

Também saudaram os homenageados o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sérgio Approbato Machado Júnior, a vereadora de São Paulo Edir Sales (PSD) e o ex-deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.

Galeria dos Presidentes

Em seu pronunciamento, Cecchinato, que foi presidente na gestão 2017-2019, disse que a entronização de sua foto na galeria dos presidentes do Sindcont-SP, encerra uma etapa vitoriosa de muitas conquistas e alegrias, durante os três anos em que esteve no comando da entidade. Ele também agradeceu ao presidente Geraldo Carlos Lima e ao Sindicato, o qual comparou sua atuação pela profissão contábil a um bonsai.

“O bonsai exige uma especial atenção no tratamento das raízes e a necessidade de cuidado com os galhos, resultando na beleza que ostenta, e no encanto para quem olha, tudo semelhante ao nosso Sindicato. Eu já tive o prazer de conhecer um bonsai de cem anos de existência, igualzinho ao nosso Sindcont-SP”, comentou.

Contabilista Emérito

Na sequência, teve início a cerimônia de outorga do título “Contabilista Emérito” de 2020, ao presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, que foi saudado por Sergio Prado de Mello, presidente do Sindcont-SP na gestão 1999-2001 e presidente do CRCSP na gestão 2008-2009.

Sergio Prado de Mello comentou os feitos de seu amigo, destacando suas principais atuações em prol da Contabilidade, entre elas como ex-presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) - 5ª. Regional; membro do Instituto Brasileiro de Atuária; membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis e da Academia Paulista de Contabilidade (APC); Professor “Honoris Causa” da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap); membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade e presidente do CRCSP na gestão 2014-2015.

Após ter seu nome incluído na Galeria dos Contabilistas Eméritos, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi agradeceu pela deferência do seu nome e fez um discurso sobre o papel da contabilidade na sociedade. “Ser um profissional da contabilidade é tarefa de gente grande, de missionário”, defendeu o homenageado.

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, encerrou a solenidade destacando a importância de Cecchinato e Filippi e declamando um poema de Manoel Bandeira.

* Com informações do Sindcont-SP.