Encerramento da 9ª Semana Paulista da Contabilidade tem painel com presidentes do CRCSP, Sindcont-SP e AIC

Publicado em 21/10/2020

Sob o tema os  “Desafios da Contabilidade na Nova Era” e cumprindo a promessa de transmitir muitas informações e novidades para os profissionais, empresários e estudantes da classe contábil, a 9ª Semana Paulista da Contabilidade, realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), no período de 15 a 21 de outubro, terminou concluindo que os desafios para o futuro inclui a valorização do profissional como ser humano.

Essa foi a tônica do pronunciamento virtual da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Maria Clara Cavalcante Bugarim, primeira mulher a receber a Medalha do Mérito Contábil João Lyra. Ao parabenizar a iniciativa da Casa do Saber Contábil, na pessoa do seu presidente Geraldo Carlos Lima, Maria Clara disse ser uma oportunidade única para aqueles que acompanharam os sete dias do evento. “O enriquecimento de ideias propostos aqui foi de uma magnitude avassaladora”, disse.

De acordo com Maria Clara, o desafio agora, tanto para a Contabilidade quanto para as empresas, é traçar estratégias praticamente no escuro, com pouquíssima previsibilidade do que acontecerá na economia do país nos próximos meses, por causa da pandemia da Covid-19. “Os cenários com os quais trabalhamos mudou, tornaram-se mais variados, e a velocidade com que estão sendo substituídos aumentou. Portanto, mais do nunca precisamos aprender a aprender”.

Reflexão

“Que esta terrível pandemia, que certamente nos levou a muitas reflexões, nos deixe como legado positivo ser profissionais melhores, em todos os sentidos, com a ampla utilização das tecnologias, um ótimo relacionamento com os clientes, sem esquecer, jamais, de sermos cidadãos melhores,” conclamou Bugarim.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), José Donizete Valentina, que abordou, na sequência, o tema: “A profissão e os Desafios Tecnológicos e o Papel das Entidades da Classe no Pós-Pandemia”, com a moderação do presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, perguntou à Maria Clara:” Com a retomada após a vacina, você acredita que surgirão pessoas mais conscientes, que valorizarão seu trabalho, sem esquecer a essência pessoal, a família, os amigos?

“Acredito que depois de tanto sofrimento e coisas negativas, nós vamos reconhecer esse tempo como uma grande oportunidade de nos reinventar e nos tornarmos melhores como seres humanos”.

Semana Mundial da Contabilidade

José Donizete Valentina começou sua palestra brincando que o nome do evento “Semana Paulista da Contabilidade” deveria mudar para “Semana Mundial da Contabilidade”, devido ao alcance que teve no país e no exterior, com a transmissão pela TV Sindcont-SP no YouTube. “Sinto-me muito honrado em fechar as atividades da Semana, principalmente porque o Sindicato é o berço do CRCSP e, além disso, representa as “vozes ocultas” dos profissionais que querem ser ouvidos”.

O presidente do CRCSP disse que o mais importante é compreender os efeitos da pandemia. “Não podemos nos esquecer de que a Contabilidade é uma ciência. Quando nos formamos, não estamos nos graduando em Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) ou nessa parafernália de tributos e obrigações acessórias existentes no Brasil, e sim na ciência dos números”.

“Em termos de percepção da profissão, sabemos que neste momento a Contabilidade se tornou essencial. A pandemia acelerou a evolução que imaginávamos que iria demorar cinco ou dez anos para acontecer. De um dia para o outro, tivemos mudanças bruscas em nossas vidas, tendo que nos adaptar ao atendimento a distância, ao home office e à Contabilidade digital,” comentou Valentina.

Segundo ele, a pós-pandemia será como um pós-guerra, e o modelo de trabalho híbrido deve ser a tendência do futuro. “Precisamos nos convencer que a tecnologia não é mais uma opção. Ela veio para ficar. Contudo, a Contabilidade, mais do que nunca, necessita de seres humanos capacitados. No final, temos de considerar a qualidade humana.” Sentenciou Valentina.

Home office x tecnologia

O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, comentou que infelizmente muitos pequenos escritórios não estão preparados para enfrentar a pandemia, do ponto de vista tecnológico. “Funcionários dessas empresas precisaram ficar em casa, mas não estavam adequados a manter a atividade em esquema de home office. Então, o empresário contábil se via obrigado a ir ao escritório pegar as informações das máquinas desses funcionários e levar até suas residências, para dar continuidade ao trabalho”.

Segundo Geraldo Carlos Lima, isso aconteceu com 70% das empresas contábeis no Estado de São Paulo, em números apresentados durante a palestra do presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima, na 9ª Semana Paulista da Contabilidade. “Este fato chamou a nossa atenção porque, apesar de tanta tecnologia disponível na nossa área, muitos colegas ainda não se adequaram devidamente,” comentou o líder.

Termo de compromisso

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, e o presidente do Instituto Fenacon, Márcio Massao Shimomoto, assinaram um termo de convênio para adotar estratégias, de ambas as partes, para colocação do Plano de Previdência Fenacon Prev em parceria com o Sebrae.

Segundo Shimomoto, a iniciativa garantirá tranquilidade para os profissionais contábeis no futuro, com total garantia e baixa taxa de administração, graças à parceria com o Sebrae.

Geraldo Carlos Lima reforçou que, como o objetivo do Sindcont-SP é sempre oferecer benefícios aos associados, esta parceria é mais um plano de benefícios muito vantajoso.

 

Celebração dos 71 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis

O Sindcont-SP encerrou as atividades da 9ª Semana Paulista de Contabilidade comemorando o 71º aniversário do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, festejando juntamente os 16 anos do Centro de Estudos em São Bernardo do Campo; os três anos de São Caetano do Sul; os dois anos de Taboão da Serra e um ano do Centro de Estudos de Diadema, fazendo, concomitantemente a outorga da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini e prestando homenagens aos colaboradores da Entidade.

Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini

A Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, neste ano de 2020, foi para a contadora Edna Magda Ferreira Góes, pelas mãos do presidente do Sindcont-SP Geraldo Carlos Lima, e para o contador Adilvo Tamanini, entregue pelo vice-diretor Cultural, Dorival Fontes de Almeida. A láurea foi instituída em 2007 com a finalidade de agraciar profissionais da contabilidade que contribuem direta ou indiretamente para o fortalecimento e enaltecimento do Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis – CEDFC do Sindcont-SP.

Homenagem

A Casa do Saber Contábil encerrou os sete dias do evento com uma condecoração aos colaboradores da entidade de 101 anos, Cibelle Rodrigues e Sérgio Ricardo Martines, demonstrando a sua gratidão e o seu reconhecimento aos que não medem esforços para dar continuidade a esta história de sucesso que é o Sindcont-SP.

Para finalizar o evento, Geraldo Carlos Lima comentou o quão desafiador foi esta 9ª Semana Paulista da Contabilidade, diante no novo normal que estamos vivendo. “Acompanhamos uma maratona de atividades, debates técnicos, troca de informações e conceitos que foram repassados para todos nós; aprendemos bastante com os convidados durante toda essa Semana. E o balanço é totalmente positivo, o que nos deixa muito contentes e felizes, porque de certa forma, conseguimos cumprir com o nosso propósito, que é o de agregar qualidade profissional ao contador”.

Apoiadores

Para a realização da 9ª Semana Paulista da Contabilidade, o Sindcont-SP contou com o apoio das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

Fonte: Sindcont-SP.