CRCSP realiza sessão plenária virtual e institui a Medalha do Mérito Contábil José Rojo Alonso

Publicado em 30/10/2020

Ocorreu em 30 de outubro de 2020, a sessão plenária do CRCSP, com a discussão de assuntos referentes à profissão contábil e a apresentação dos resultados das ações desenvolvidas pela entidade. Durante a plenária, foi instituída a Medalha do Mérito Contábil José Rojo Alonso, reconhecimento do CRCSP a profissionais da contabilidade com notórias contribuições para a profissão contábil.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a sessão, na qual foram aprovadas as atas elaboradas pelos conselheiros nas Câmaras regimentais, realizadas no dia anterior. Também foram avaliadas as ações adotadas nos últimos meses para a retomada das atividades presenciais na sede e melhoria dos serviços prestados aos profissionais.

Os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro) e os coordenadores das Câmaras regimentais do CRCSP apresentaram os resultados de suas respectivas áreas.

“Demos um salto quântico de qualidade em todas as áreas nos últimos meses, graças ao trabalho e às boas ideias de todos, que nos permitem vencer todos os desafios. É uma alegria ver os trabalhos sendo desenvolvidos com harmonia, com foco na gestão interna e excelência”, destacou o presidente Donizete, agradecendo o envolvimento e dedicação de todos na condução dos trabalhos.

Medalha do Mérito Contábil José Rojo Alonso

A Medalha do Mérito Contábil José Rojo Alonso foi instituída pela Resolução CRCSP n.º 1.275/2020, aprovada nesta sessão plenária. Ela irá agraciar profissionais da contabilidade que tenham se distinguido na liderança de entidades contábeis, nas áreas de auditoria, perícia, mediação e arbitragem ou na atuação nos setores público ou privado.

Patrono da Medalha do Mérito Contábil, José Rojo Alonso foi presidente do CRCSP na gestão 1972-1973, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) na gestão 1982-1984, do Ibracon – 5ª Seção Regional em 1976 e 1977, da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) no período de 1967 a 1970, e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) entre 1981 e 1987. Também foi diretor e membro do Comitê Executivo da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e membro da Academia Paulista de Contabilidade (APC), tendo ocupado a cadeira número 36, cujo patrono é Iris Miguel Rotundo.

Nascido em Marília, em 7 de novembro de 1931, José Rojo Alonso foi um profissional de referência nas áreas de auditoria e perícia contábil, tendo atuado ativamente nas entidades da classe contábil. Foi autor do livro Normas e Procedimentos de Perícia Judicial e coautor do livro Arbitragem – uma Atividade para Contadores.

Falecido em 15 de abril de 2013, aos 81 anos, José Rojo Alonso deixou grandes contribuições para o desenvolvimento da profissão contábil e recebeu em vida diversas homenagens, entre elas a Medalha do Mérito Contábil Joaquim Monteiro de Carvalho.

“Este é um reconhecimento a José Rojo Alonso, por todo o legado que ele nos deixou. Esta homenagem deveria ter sido prestada há muito tempo, para fazer jus ao profissional e à pessoa que ele foi”, declarou o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

“Obrigado a todos! Quem conheceu meu pai sabe que ele era uma pessoa focada, um autodidata e que sempre abraçou a profissão”, agradeceu emocionada, a conselheira do CRCSP Angela Zechinelli Alonso, filha de José Rojo Alonso.