CRCSP dá início às Convenções Regionais de Contabilidade, com a edição de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente

Publicado em 4/11/2020

Profissionais da contabilidade de todo o país participaram em 4 de novembro de 2020, no canal do CRCSP no Youtube, da Convenção Regional de Contabilidade de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. Com o lema “O Contador à Frente da Transformação Digital e da Humanização”, o evento foi promovido pelo CRCSP, com o apoio das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, e é o primeiro de seis convenções regionais de contabilidade (confira abaixo as datas e cidades participantes).

Os presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, e da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, fizeram a abertura da Convenção.

“Estamos dando início a uma série de convenções, que serão transmitidas todas as quartas-feiras, às 14h, no canal do CRCSP no Youtube. Nosso objetivo é democratizar o acesso à informação, levando estas convenções de forma online e gratuita para todo o Estado de São Paulo e para todo o país”, explicou o presidente Donizete.

Reynaldo falou sobre ações promovidas pelo Sescon-SP em prol dos empresários contábeis e do empreendedorismo, entre elas o Re-Tech, programa para incentivar o investimento em tecnologia nas organizações contábeis, com acesso a crédito para esta finalidade. “A atuação conjunta com o CRCSP, a Fecontesp e as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo é fundamental para podermos desenvolver estas ações. Estamos trabalhando todos juntos, em benefício da profissão contábil”, declarou o presidente do Sescon-SP.

“A Fecontesp continua firme no seu propósito pela interiorização das atividades de Educação Profissional Continuada. Com a utilização da tecnologia e a atuação conjunta com o CRCSP, Sescon-SP e as Entidades Contábeis temos ampliado muito as atividades oferecidas aos profissionais, especialmente os que residem em cidades do Interior”, concluiu o presidente Dagoberto.

A professora e presidente da Regional São Paulo da Anefac, Marta Cristina Pelúcio Grecco, e os professores Antoninho Marmo Trevisan e Eliseu Martins também participaram da abertura e falaram sobre o fator humano e tecnológico da contabilidade. “Este é um desafio. É comigo, é com você, é conosco! O contador à frente da transformação digital e da humanização”, declararam os professores em vídeo exibido.

As conselheiras do CRCSP Flávia Augusto e Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva fizeram a coordenação dos painéis na Convenção Regional de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.

Aspectos Tributários do Agronegócio Integrado à Atividade Industrial

Antes do início dos painéis técnicos, foi exibido um vídeo sobre a cidade de Presidente Prudente e sua importância econômica para a região e para o Estado de São Paulo. Para falar sobre os “Aspectos Tributários do Agronegócio Integrado à Atividade Industrial”, o primeiro painel trouxe Adilson Aparecido Lançoni e Adilson Torres, com moderação do diretor regional do Sescon-SP em Presidente Prudente, Victor Alves de Almeida Veiga.

A relevância da atividade industrial para a economia e sua relação com o agronegócio, a composição empresarial e modelos de tributação aplicáveis e os desafios para os profissionais da contabilidade que atuam no ramo do agronegócio foram alguns dos tópicos apresentados no painel.

O que Muda no ISS Depois da Lei Complementar n.º 175/2020

Para dar início ao segundo painel, foi apresentado um vídeo sobre Araçatuba e sobre as atividades econômicas que predominam no município. A seguir, foram convidados os especialistas Cláudia Marchetti da Silva e José Antônio do Patrocínio para explicar “O que Muda no ISS Depois da Lei Complementar n.º 175/2020”. A diretora regional do Sescon-SP em Araçatuba, Aldines Aparecida Silva Gon, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Araçatuba, Adriano Marcos Campos de Paula, foram os moderadores do painel.

Os palestrantes explicaram que o Imposto Sobre Serviços (ISS) passa por uma transformação nos últimos anos, com uma valorização crescente da prestação de serviços, especialmente no ambiente digital. Eles detalharam as alterações trazidas pela Lei Complementar n.º 175/2020 para a cobrança do ISS e sobre mudanças futuras em discussão atualmente sobre a tributação de serviços.

Contabilização da Atividade Imobiliária e seus Aspectos Tributários

Para a abertura do último painel da tarde, foi exibido um vídeo sobre as atividades econômicas preponderantes na cidade de São José do Rio Preto e a relevância do município para a região e para a economia paulista.

O último painel abordou o tema “Contabilização da Atividade Imobiliária e seus Aspectos Tributários”. A diretora de Administração e Finanças do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) - 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, e as especialistas Andreia Gini de Souza e Leni Regina Segura foram as palestrantes e falaram sobre as características do segmento imobiliário e as questões que os profissionais da contabilidade devem estar atentos neste ramo de atuação.

O diretor regional do Sescon-SP em São José do Rio Preto, Sérgio Ricardo Salomão Ernandes, e a presidente do Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto, Maria Cecília Fim Lima Cervantes, fizeram a moderação do painel.

Próximas edições

As próximas Convenções Regionais de Contabilidade ocorrerão nas seguintes cidades e datas:

Data

Cidades / regiões participantes

Lema

11 de novembro

Marília, Bauru, Franca, Ribeirão Preto e São Carlos

O Contador à Frente do Sistema de Produção e Controle dos Negócios

18 de novembro

Taubaté e Vale do Paraíba

O Contador à Frente da Gestão da Transparência e Visibilidade para Investimentos

25 de novembro

Campinas, Jundiaí, Piracicaba, São João da Boa Vista e Sorocaba

O Contador à Frente do Sistema de Produção e Controle dos Negócios

2 de dezembro

Guarujá, Baixada Santista, Santo André e São Bernardo do Campo

O Contador à Frente das Inovações em Serviços Contábeis

9 de dezembro

Suzano, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Osasco

O Contador à Frente da Tecnologia na Governança

As transmissões ocorrerão a partir das 14h, no canal do CRCSP no YouTube. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no portal do CRCSP.