União das entidades contábeis pela profissão contábil é destaque na plenária institucional virtual do CRCSP

Publicado em 12/11/2020

Ocorreu em 12 de novembro de 2020 mais uma sessão plenária institucional do CRCSP, com transmissão ao vivo no canal do Conselho no YouTube. Com a presença de representantes de entidades estaduais, nacionais e internacional, a plenária teve como objetivo apresentar aos profissionais da contabilidade os principais assuntos contábeis em discussão na atualidade.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a sessão plenária, que contou com as participações do presidente do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif), Jorge José Gil, da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria de Carvalho Campos, do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Rangel Francisco Pinto, da presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) Regional São Paulo, Marta Cristina Pelúcio Grecco, e do presidente do CRCSP na gestão 2002-2003, Pedro Ernesto Fabri.

“Nosso objetivo com a sessão plenária institucional é mostrar aos profissionais um pouco do CRCSP e da profissão contábil. Para estarmos unidos, é importante que os profissionais entendam o que está sendo discutido e participem”, explicou o presidente Donizete.

O diretor Técnico do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) - 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro), os conselheiros da entidade e os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura), Verônica Moreira Nunes (Operacional) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) também participaram da plenária do CRCSP.

Após a abertura realizada pelo presidente Donizete, a sessão teve continuidade com o conselheiro do CRCSP William Peterson de Andrade, que proferiu algumas palavras de reflexão. Na sequência, foram aprovadas pelos conselheiros as atas elaboradas pelas Câmaras de Desenvolvimento Profissional e Controle Interno e teve início a parte institucional da plenária, com depoimentos dos representantes de entidades convidados.

Atuação internacional

O presidente do Glenif, Jorge José Gil, foi o primeiro a apresentar o trabalho desenvolvido pelo organismo internacional, que reúne representantes da classe contábil de 17 países da América Latina, entre eles o Brasil, que tem como representante o conselheiro do CRCSP José Luiz Ribeiro de Carvalho.

“O Glenif foi criado em 2011, encabeçado por representantes do Brasil, Argentina e México, que viram a necessidade de uma presença maior dos países latinoamericanos nos organismos internacionais. Hoje temos 17 países-membros, com mais um em observação e buscamos contribuir no processo de elaboração e melhoria das normas financeiras e dar voz aos países da América Latina”, revelou Gil.

O representante brasileiro e conselheiro do CRCSP José Luiz Ribeiro de Carvalho também falou brevemente sobre a atuação do Glenif. “É uma grata satisfação poder contribuir para a preparação e para a discussão das normas contábeis em um contexto internacional, promovendo o avanço da Contabilidade e a superação dos desafios”, declarou José Luiz.

Unidos pela profissão

A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, iniciou sua fala parabenizando o Conselho paulista pela realização das Convenções Regionais de Contabilidade, realizadas de 4 de novembro a 9 de dezembro e transmitidas gratuitamente aos profissionais de todo o Brasil, no canal do CRCSP no YouTube.

“Foram mais de 7 mil acessos apenas no dia em que foi realizado, isto demonstra que o evento foi muito bem organizado, com temas interessantes e bem encadeados”, declarou Sandra, que falou também sobre a atuação do CFC na normatização, implantação de sistemas e análise de processos de fiscalização.

“Este ano, em razão da pandemia, passamos por uma verdadeira revolução, que nos obrigou a tomar decisões rápidas para que não paralisássemos nossa atuação. Com muito trabalho conseguimos manter todas as nossas ações e implementar inovações importantes”, relatou Sandra.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, também apresentou os resultados do CRCSP no combate à concorrência desleal, na modernização dos sistemas e digitalização de processos. “Os processos antigamente eram todos em papel. Hoje temos 100% dos processos tramitando em ambiente virtual, com segurança, transparência e agilidade”, revelou João Carlos.

Convidado para falar sobre os projetos do CRCGO, Rangel Francisco Pinto destacou as ações desenvolvidas para combater os efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. “Apesar das dificuldades, ampliamos a realização de atividades online e, através de convênios com o CRCSP, a Secretaria da Fazenda, entre outras entidades, conseguimos trazer uma segurança maior para os profissionais contábeis do nosso estado”, ressaltou o presidente do Conselho goiano.

Marta Cristina Pelúcio Grecco destacou a importância de os profissionais estarem mais próximos das organizações que os representam. “É importante que os profissionais estejam integrados às entidades e que aqueles que se formam também saibam o que o CRCSP e as entidades fazem pelo desenvolvimento da nossa profissão. Eu, como professora, faço minha parte e estimulo meus alunos a participarem das entidades contábeis. Isso é muito importante para cada vez nos tornarmos mais fortes”, afirmou a presidente da Anefac Regional São Paulo.

Destinação Solidária

Representando os presidentes anteriores do CRCSP, o presidente da gestão 2002-2003, Pedro Fabri, parabenizou a atual gestão do Conselho e falou sobre as conquistas de sua gestão, entre elas a criação do programa “Uma Ação que Vale Um Milhão”, que iniciou a campanha de conscientização sobre a destinação solidária no CRCSP.

“Até hoje muitas pessoas não conhecem a possibilidade da destinação solidária. Nós contadores temos a obrigação de orientar nossos clientes sobre a importância e como fazer esta destinação”, declarou Fabri.

O coordenador da Comissão de Responsabilidade e Inclusão de Cidadania Fiscal, José Augusto Picão, também falou sobre o trabalho social desenvolvido pelo CRCSP, dando continuidade ao trabalho social iniciado na gestão de Pedro Fabri.