Arrecadação de ICMS em São Paulo cresce 9,6% em setembro

Publicado em 17/11/2020

No país, arrecadação de tributos está 1,75% menor que ano passado.

Levantamento feito pelo Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp) com base no boletim mensal de arrecadação de tributos do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aponta que setembro registrou aumento de 9,6% em relação a 2019 no Estado de São Paulo. O número indica uma recuperação da principal fonte de renda do governo paulista, o ICMS, que desde o início da pandemia acumula queda de 6,3% em comparação ao mesmo período de 2019.

Segundo o diretor do Sinafresp Leandro Ferro, dificilmente o estado fechará o ano com uma arrecadação do tributo próxima a de 2019, no valor de R$ 149 bilhões. “Apesar de as empresas mostrarem recuperação no terceiro trimestre de 2020, o segundo trimestre foi marcado por uma queda muito grande, chegando a 22%. O resultado apenas não é maior porque São Paulo teve crescimento de 5,5% nos primeiros três meses do ano, e agosto e setembro surpreenderam”, destaca.

No acumulado do ano, o governo paulista arrecadou R$ 126,9 bilhões, o que representa 2,76% a menos que no mesmo período do ano anterior. O ICMS representa 82,7% deste montante. Dentre os estados, São Paulo é o oitavo pior em queda da arrecadação de ICMS desde janeiro. No topo da lista estão Ceará (-8,8%), Acre (-7,9%) e Rio Grande do Norte (-5,1%). Dentre os que mais recolheram o tributo estão Mato Grosso (16,1%), Mato Grosso do Sul (11,5%) e Pará (6,6%). No Brasil, a arrecadação de tributos está 1,75% menor que em 2019.

Fonte: Monitor Mercantil.