Convenção Regional de Taubaté e Vale do Paraíba foi sobre transparência e investimentos

Publicado em 18/11/2020

Realizada em 18 de novembro de 2020, a Convenção Regional de Taubaté e Vale do Paraíba foi a terceira das seis edições das Convenções Regionais de Contabilidade do CRCSP e Entidades Contábeis.

No formato virtual, o evento foi coordenado pelas conselheiras do CRCSP, Eliane Maia e Teresinha da Silva, e teve início com um vídeo que apresentou o contador Antoninho Marmo Trevisa, a presidente regional de São Paulo da Anefac, Marta Pelúcio, e o Professor Eliseu Martins, que debateram o lema das Convenções: “O Contador à Frente da Transformação Digital e da Humanização”.

Trevisan enfatizou a importância do contador, “que, ao compartilhar conhecimento, exerce a cidadania e contribui para a democracia”. A transformação tecnológica para o exercício da contabilidade foi lembrada pela presidente da Anefac, enquanto o doutor em Contabilidade Eliseu Martins afirmou que a humanização do trabalho amplifica o trabalho do contador.

Abertura

A abertura do evento foi feito pelos presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, do Sescon-SP, Reynaldo Lima Júnior, e da Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva, e pela vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sandra Maria de Carvalho Campos.

Donizete deu as boas-vindas aos participantes da Convenção e disse que as Convenções têm servido para compartilhar conhecimento e mostrar a importância do contador. Reynaldo lembrou o momento importante que o profissional atravessa, “servindo para que saíssemos da zona de conforto”. Tudo isso, segundo Dagoberto, “o novo normal nos obrigou a nos adaptar às inúmeras mudanças que aconteceram”.

A vice-presidente Sandra parabenizou o CRCSP pela realização das Convenções Regionais. “A transparência, um dos temas das Convenções, é hoje uma exigência para o trabalho do contador”, disse a vice-presidente. Ela também pediu a atenção dos profissionais, pois, em janeiro de 2021 entram em vigor novas regras da Decore e novos procedimentos de fiscalização, emanados pela Resolução CFC n.º 1.603/2020.

Paineis

Sob o lema “O Contador à Frente da Gestão da Transparência e Visibilidade para Investimentos”, a Convenção Regional de Taubaté e Vale do Paraíba apresentou três painéis, com temas específicos para essa região.

Painel 1 – “Planejamento Tributário para a Obtenção de Investimentos”

Após a abertura, foi apresentado um vídeo com destaques das cidades da Região do Vale do Paraíba. A seguir, teve início o painel “Planejamento Tributário para a Obtenção de Investimentos”, com o especialista em Finanças e Contabilidade Ademir Macedo de Oliveira e o doutor em Contabilidade Tiago Nascimento Borges Slavov.

Os palestrantes trataram sobre questões como a elaboração do planejamento tributário, captação de investimentos, avaliação de riscos e outras questões relacionadas ao apoio dos profissionais contábeis à gestão das empresas, tanto das empresas de médio e grande portes como naquelas enquadradas no Simples Nacional.

O painel teve como mediadores o diretor Regional do Sescon-SP - Regional São José dos Campos, Sérgio Juliano dos Santos, e a presidente do Sindicato dos Contabilistas de Taubaté e Região, Jannaína Tobias Fernandes.

Painel 2 – “Encerramento das Demonstrações Contábeis para transparência dos impactos de um ano atípico”

O segundo painel foi apresentado pelo conselheiro do CRCSP Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior e pelo mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica José Hernandez Perez Júnior. A moderação foi feita pelo diretor Administrativo do Sescon-SP, Adalmo Coutinho, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São José dos Campos e Região, Antônio Élcio Xavier Constâncio.

O contador é quem conhece a empresa, ensinou Hernandes, e tem que divulgar as demonstrações contábeis, apesar da pandemia. A realidade da empresa terá que ser transparente.

O conselheiro Adilvo falou sobre o impacto nos ativos e sua recuperabilidade. Segundo Adilvo, “nenhum ativo pode ser avaliado por valor maior que o valor do benefício econômico operado”.

“Com o trabalho remoto trazido pela pandemia as empresas começam a reavaliar se precisam alugar salas para seus negócios. Há ativos que foram afetados e outros, como empresas de entregas, tiveram crescimento, mas valores de imobilizados e intangíveis precisam ser reavaliados”, afirmou Adilvo.

Painel 3 – “Comunicação Eficaz e Influência Integrada à Tomada de Decisões”

Antes do início do terceiro painel, o presidente do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, fez uma apresentação sobre o Re-Tech, programa de incentivo da retomada tecnológica e de concessão de crédito para a aquisição de softwares e equipamentos nas organizações contábeis.

A seguir, teve início o último painel da Convenção Regional de Contabilidade de Taubaté e Vale do Paraíba. O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e coordenador de eLearning da Fundação, Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Edgard Bruno Cornacchione Júnior, o professor de Controladoria e de Business Partner Financeiro da Fipecafi, Marcos Batista, e a conselheira do CRCSP Fernanda Moreira Stamboni foram os palestrantes e apresentaram o tema “Comunicação Eficaz e Influência Integrada à Tomada de Decisões”.

A importância da comunicação na atuação dos profissionais contábeis, o papel estratégico que eles desempenham nas empresas e a habilidades necessárias para atuar no suporte à gestão foram os principais tópicos apresentados pelos palestrantes, que incentivaram os profissionais a não se aterem aos conhecimentos técnicos e a desenvolverem novas habilidades, para estarem à frente dos processos de mudança nas organizações.

A mediação do painel foi realizada pelo integrante da Comissão de Regionais do Sescon-SP, José Dini Filho, e pela conselheira do CRCSP Marilene de Paula Martins Leite.