Combate à desigualdade é tema de live especial do CRCSP no Dia da Consciência Negra

Publicado em 20/11/2020

Em 20 de novembro de 2020, Dia da Consciência Negra, o CRCSP promoveu uma liveespecial para discutir questões relacionadas à desigualdade social, preconceito e representatividade da população negra na sociedade. A atividade, transmitida no canal do Conselho no YouTube, foi apresentada por representantes negros de diversos setores que são referência em suas áreas de atuação.

O conselheiro Bruno Alexandre Cruz realizou a abertura da atividade e destacou os desafios que a população negra enfrenta em diversas áreas e disse que houve um aumento na representatividade dos negros e pardos na política, na publicidade e na gestão de grandes empresas.

“Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 29% dos prefeitos eleitos se declararam como negros e pardos. As empresas brasileiras também estão vendo o negro como um forte potencial de desenvolvimento e estão abrindo portas para que jovens negros participem dos processos seletivos para que possam se tornar futuros líderes. Até 2016, apenas 1% da publicidade trazia pessoas negras e pardas, em 2020, em 16% dos anúncios publicitários havia negros e pardos”, destacou Bruno Cruz.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, falou na abertura sobre a importância do tema e reafirmou o compromisso do Conselho com a diversidade e o combate à discriminação, de qualquer natureza.

“Todos nós somos iguais e temos as mesmas necessidades e anseios, o que difere são as oportunidades. Nós estamos lutando para que a classe contábil seja cada vez melhor e com oportunidades para todos, independentemente de etnia, gênero ou credo”, afirmou Donizete.

A coordenadora do Grupo de Trabalho Diversidade e Inclusão do CRCSP (GDI), Daisy Christine Hette Eastwood, apresentou o trabalho desenvolvido pelo grupo, criado na atual gestão do Conselho. “Nosso objetivo é promover o trabalho e o bem-estar de todos, sem discriminação e preconceito de qualquer natureza. Temos que ter uma postura, especialmente no ambiente corporativo, de apoio à pluralidade, à inclusão e à tolerância com as multiplicidades culturais”, declarou Daisy.

“Esta é uma data que pode ser chamada de nosso dia. Hoje é uma data para reflexão, mas também para comemorarmos as conquistas que alcançamos ao longo dos anos”, ressaltou a conselheira Rosângela Maria da Costa Menezes, que mencionou também a filósofa e ativista Ângela Davis, com a citação: ”Quando uma mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se move com ela”.

A livedo CRCSP Consciência Negra contou com três painéis, sobre a participação dos negros nas empresas, instituições e na política, sobre os efeitos da desigualdade na população negra e como combater a discriminação. Os conselheiros do CRCSP Bruno e Rosângela fizeram a mediação dos painéis.

Representatividade e combate à desigualdade

O primeiro painel abordou a “Participação do Negro nos Cargos de Liderança de Instituições Brasileiras”. Ele foi apresentado pelo empresário contábil Anderson Nunes e pela conselheira do CRCSP e empresária contábil Rosângela.

O professor de Direito Tributário da Universidade de Brasília (UnB) Cleucio Santos Nunes, foi o palestrante do segundo painel, sobre o tema “Crise Financeira Decorrente da Covid-19 e seus Efeitos Socioeconômicos na População Negra”.

O tema “Negros e Negras na Política e nos Órgãos de Classe” foi abordado pelo vereador da cidade de Salvador, na Bahia, Edvaldo Brito, pelo professor da UnB Cleucio Santos Nunes e pelo diretor Financeiro do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), José Roberto Soares dos Anjos.