Convenção Regional de Contabilidade de Campinas, Jundiaí, São João da Boa Vista, Sorocaba e Piracicaba aborda novos modelos de gestão

Publicado em 25/11/2020

Profissionais da contabilidade de todo o país participaram em 25 de novembro de 2020 da Convenção Regional de Contabilidade de Campinas, Jundiaí, São João da Boa Vista, Sorocaba e Piracicaba. Realizada no canal do Conselho no YouTube, esta foi a quarta edição das Convenções Regionais de Contabilidade.

Para iniciar a Convenção, foi exibido um vídeo com a presidente da Regional São Paulo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, o contador Antoninho Marmo Trevisan e o professor Eliseu Martins sobre o lema das Convenções Regionais de Contabilidade: “O Contador à Frente da Transformação Digital e da Humanização”.

Além do lema geral, cada edição das Convenções Regionais de Contabilidade traz um lema específico da região. O lema da Convenção de Campinas, Jundiaí, São João da Boa Vista, Sorocaba e Piracicaba foi “O Contador à Frente dos Novos Modelos de Gestão”.

Os presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, e da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, e o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), João Altair Caetano dos Santos, fizeram a abertura do evento e os conselheiros do CRCSP José Luiz Ribeiro de Carvalho e Márcia de Souza Montanholi coordenaram os painéis.

O presidente Donizete explicou os objetivos das Convenções Regionais de Contabilidade e declarou-se especialmente feliz por poder participar desta edição em Campinas. “As Convenções são organizadas em trilhas de conhecimento, de acordo com demandas das regiões participantes. Nosso papel, como Entidades Contábeis, é auxiliar os profissionais contábeis para exercer nossa atividade com conhecimento e excelência, mas o protagonismo deve ser do profissional da contabilidade, para que tenhamos uma Contabilidade cada vez mais valorizada”, afirmou o presidente Donizete, que também é campineiro.

O presidente Reynaldo apresentou os temas, palestrantes e moderadores dos painéis: “Estes são temas muito importantes, não percam um minuto desta Convenção, pois será de muito conhecimento e troca de experiências”.

“A proposta das Convenções Regionais de Contabilidade, de incentivar que o contador esteja à frente da gestão dos negócios, e a iniciativa do CRCSP, Fecontesp, Sescon-SP e demais Entidades Contábeis de regionalização das atividades de Educação Profissional Continuada foram um sucesso. Parabéns aos envolvidos”, declarou o presidente Dagoberto, que lembrou que em 2021 ocorrerá a 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon), em conjunto com a 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (Conescap).

“É muito importante tratarmos do papel dos contadores à frente dos novos modelos de gestão, para que tenhamos profissionais com uma visão mais globalizada de mundo, com a integração entre empresas, órgãos públicos, entidades do Terceiro Setor e a sociedade”, declarou o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, João Altair Caetano dos Santos, que parabenizou o CRCSP e as Entidades Contábeis pela realização da Convenção.

Paineis

Sob o lema “O Contador à Frente dos Novos Modelos de Gestão”, a Convenção de Campinas, Jundiaí, São João da Boa Vista, Sorocaba e Piracicaba apresentou três painéis, com temas específicos para essas regiões.

Painel 1 - Contabilidade nas Startups

No primeiro painel da Convenção de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, São João da Boa Vista e Sorocaba participaram como palestrantes a diretora Social do Sescon-SP, Ana Maria Galloro Laporta, e o sócio-diretor head of Emerging Giants & Digital Marketing Strategist da KPMG Brasil, Robson Del Fiol. Como moderadores participaram o diretor

do Sescon-SP - Regional em Sorocaba, Vancrei de Azevedo, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba e Região, Carlos Augusto Moreira. Como convidado, estava presente o diretor Executivo da Anefac - Regional Campinas, Fábio Antônio.

Starup, segundo explicaram os palestrantes, é uma empresa criada porque o fundador enxergou uma oportunidade. O fundador identifica um problema, a solução não é óbvia e o sucesso não é garantido. São poucos participantes em uma starup, com multifuncionalidade e as empresas nascem pequenas e digitais. O financiamento vem do capital de risco – com várias fases de financiamento: no começo perde muito dinheiro e segue jornada uma com governança até atingir o IPO (sigla para initial public offering, ou oferta pública inicial em português), quando a empresa recebe novos sócios realizando uma oferta de ações ao mercado. Ela se torna, então, uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores.

A contabilidade de uma starup deve ser feita com o contador demonstrando que entende do produto da empresa. O contador deve ficar atento à taxa de crescimento e entender o negócio, sendo um parceiro estratégico e ajudando na tomada de decisões. As Normas Brasileiras de Contabilidade aplicáveis às starup devem seguir as mudanças de características da empresa utilizando a ITG 1000 – modelo contábil para microempresa e empresa de pequeno porte: NBC TG 1000 – para pequenas e médias empresas ou NBC TG completa.

Painel 2 – Contabilidade Aplicada à Logística e Supply Chain

Antes do segundo painel, foi exibido um vídeo sobre as cidades de Limeira e Piracicaba e apresentado o resultado da enquete realizada sobre o envolvimento do público com novos modelos de gestão, com a maioria do público tendo respondido que está estudando o tema mais a fundo.

O tema “Contabilidade Aplicada à Logística e Supply Chain” foi ministrado pelo mestre em Ciências Contábeis Arquimedes Roger Pinto Fernandes e pelo especialista em Controladoria, Auditoria e Tributos Everaldo Tadeu Villa de Camargo, que explicaram como a contabilidade se relaciona a todas as etapas produtivas do negócio.

A relação entre os processos de logística, de decisões gerenciais e estratégicas dos negócios e a atuação do contador em um ambiente tecnológico foram os principais pontos do painel, que teve como mediadores o diretor do Sescon-SP - Regional Limeira, Pablo Ademir Bobice, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região, André Roberto Messias.

Painel 3 - O Contador no Alinhamento entre Investimento Social, Tecnológico e Controles no Terceiro Setor

O Terceiro Setor recebe investimentos sociais de iniciativas privadas, doações e até mesmo repasses de verbas públicas. A contabilidade tem um papel relevante nas demonstrações contábeis do trabalho realizado pelas entidades do Terceiro Setor, registrando os fatos e a destinação dos recursos arrecadados.

Devido ao seu caráter de utilidade pública, as instituições sem fins lucrativos devem ter a contabilidade como aliada para fazer os controles e manter a organização financeira, comprovando a origem e a aplicação dos recursos que suas atividades envolvem. Caso contrário, até mesmo a renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) pode ficar comprometida.

Para continuar recebendo recursos é preciso que a informação seja transparente, que as normas contábeis sejam aplicadas (especialmente a NBC TG 07), com a utilização das ferramentas eletrônicas na otimização das informações, com controles internos com qualidade. O processo de tecnologia para entidades do Terceiro Setor é necessário para uma boa gestão e para a legitimidade das informações,

O último painel da Convenção de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, São João da Boa Vista e Sorocaba foi apresentado pelos palestrantes, o auditor independente Allan de Aquino Pereira de Lima, e o superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill, Alexandre Munck. Os moderadores foram o diretor do Sescon-SP - Regional de Jundiaí, Fernando Pietro Mango, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campinas e Região, Laércio Rover. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, participou como convidado.