Convenções Regionais de Contabilidade chegam à reta final, com a edição de Guarujá, Santos, Santo André e São Bernardo do Campo

Publicado em 2/12/2020

Ocorreu em 2 de dezembro de 2020, a Convenção Regional de Contabilidade de Guarujá, Santos, Santo André e São Bernardo do Campo, atividade transmitida ao vivo no canal do CRCSP no YouTube e aberta a profissionais de todo o país.

Penúltima de uma série de seis edições, a quinta Convenção teve como lema “O Contador à Frente das Inovações em Serviços Contábeis” e trouxe temas de grande importância para os profissionais, especialmente os das regiões participantes. As conselheiras do CRCSP Daisy Christine Hette Eastwood e Rosângela Maria da Costa Menezes representaram a entidade no evento.

As atividades tiveram início com um vídeo apresentado pela presidente da Regional São Paulo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, pelo contador Antoninho Marmo Trevisan e pelo professor Eliseu Martins sobre como o contador deve estar à frente dos processos de transformação digital e da humanização nas organizações, lema geral das Convenções Regionais.

A seguir, os presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, e da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, fizeram a abertura da Convenção, destacando a importância do evento e da atualização contínua para o exercício da profissão.

“Estamos agora na reta final das Convenções Regionais de Contabilidade, com esta quinta edição. A excelente repercussão e retorno que tivemos, chegando em alguns momentos a quase 13 mil visualizações, mostra que estamos no caminho certo. E neste momento de pandemia, demonstra mais uma vez que a classe contábil está unida, se atualizando e fazendo a diferença. Somos uma elite de vencedores e juntos podemos superar todos os desafios”, declarou o presidente Donizete.

“Os temas deste evento são extremamente atuais e relevantes. A inovação na prestação de serviços contábeis, por exemplo com o home office, que iremos tratar aqui, representam uma oportunidade para as organizações contábeis tornarem-se ainda mais competitivas no mercado”, ressaltou o presidente do Sescon-SP.

“As Convenções Regionais de Contabilidade têm sido um sucesso, tanto pela escolha dos temas e debatedores como pela proposta de interiorização e democratização das atividades de Educação Profissional Continuada. Aproveito a oportunidade para convidá-los para a 27ª CONVECON, que será realizada em novembro de 2021, em conjunto com a 19ª CONESCAP. Esperamos todos vocês lá”, declarou o presidente da Fecontesp.

O presidente do CFC, Zulmir Breda, parabenizou o CRCSP e as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo pela realização das Convenções Regionais de Contabilidade e ressaltou a importância dos profissionais contábeis. “Com a utilização dos recursos tecnológicos não existem mais fronteiras para o conhecimento, como demonstra o alcance das Convenções Regionais. Vivemos um novo tempo e a tecnologia será cada vez mais um fator determinante para o sucesso”, declarou Zulmir.

“A pandemia foi um teste da essencialidade da profissão contábil. Tivemos que nos adaptar em um tempo recorde para dar conta dos desafios e mostramos mais uma vez que somos fundamentais para a continuidade e sobrevivência das empresas e entidades. Assim como os médicos salvaram muitas vidas, os profissionais da contabilidade também salvaram muitos negócios. Nossa profissão cada vez mais estará se desenvolvendo e ocupando novos espaços no mercado de trabalho e na sociedade de uma maneira geral”, concluiu o presidente do CFC.

“Impacto da LGPD: Boas Práticas para a Implantação”

Antes do início dos painéis técnicos, foi exibido um vídeo sobre as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, integrantes do Grande ABCD. A seguir, foi apresentado o painel “Impacto da LGPD: Boas Práticas Para a Implantação”, ministrado pelo presidente do CRCSP na gestão 2012-2013 e especialista em Compliance, Luiz Fernando Nóbrega, e pelo auditor tributário Edgar Madruga Teixeira Júnior. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, e o diretor do Sescon-SP Regional Grande ABC, Edmilson de Ataíde, realizaram a mediação do painel.

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n.º 13.709/2018) entrou em vigor em 18 de setembro de 2020 e exige uma série de adaptações nas empresas. Os especialistas explicaram que tanto documentos e dados pessoais como qualquer informação que torne o usuário identificável exigirão um tratamento para garantir a segurança da informação.

Os riscos e cuidados necessários na formulação de contratos e no relacionamento com todos os públicos, as multas cabíveis e cuidados necessários na implantação foram alguns dos tópicos tratados pelos palestrantes no painel.

“Processos de Trabalho no Home Office como Prática na Organização Contábil”

Antes do painel seguinte, foi apresentado um vídeo sobre a Baixada Santista, com pontos importantes das cidades de Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém, Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.

O segundo tema foi ministrado pela presidente da Regional São Paulo da Anefac, Marta Cristina Pelúcio Grecco, e pelo diretor Executivo de PMEs na Anefac, Márcio José da Silva, que falaram sobre “Processos de Trabalho no Home Office como Prática na Organização Contábil”.

As vantagens e os desafios do home office, a necessária mudança de cultura nas organizações e a possibilidade de manter-se próximo de clientes e colaboradores, ainda que distantes fisicamente, foram os principais pontos do painel, que teve como moderadores o diretor do Sescon-SP - Regional de Registro, Hélio Borges Pinheiro, e o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região, Marcelo Pinheiro.

“Modelo Digital: Contabilidade, Operações Financeiras e Impostos na Mão do Cliente”

O terceiro painel da Convenção tratou sobre o “Modelo Digital: Contabilidade, Operações Financeiras e Impostos na Mão do Cliente” e foi apresentado em três blocos. O diretor do Sescon-SP Júlio Linuesa Perez fez a coordenação do painel.

No primeiro bloco, a mestre em Ciências Contábeis Gisleise Nogueira de Aguiar questionou o público sobre a aplicação da tecnologia nos escritórios e destacou que a utilização de ferramentas tecnológicas não é suficiente para caracterizar o negócio como contabilidade digital. A adoção de novos processos e formas de prestação do serviço contábil são, segundo a especialista, o que caracteriza a contabilidade digital.

Segundo o vice-presidente Administrativo do Sescon-SP, Antônio Carlos Souza dos Santos, a transformação digital não é o destino, mas o processo. Sob esta perspectiva, ele falou no segundo bloco do painel sobre as principais tecnologias utilizadas em serviços contábeis e os serviços cuja prestação pode ser otimizada por meio dela.

Como tornar a apuração dos impostos e a comunicação ao cliente sobre eles mais ágil e eficiente foi o tema da terceira parte do painel, ministrado por Antônio Carlos e Gisleise.

Após a apresentação, os palestrantes responderam a perguntas do público, encaminhadas pela diretora da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP) Rosana Aparecida Franco e pelo diretor do Sindicato dos Contabilistas de Santo André Eurídes Batista Pudo, moderadores do painel.

Ao final da Convenção, foi exibido um vídeo sobre as cidades de Guarujá e Bertioga, com pontos turísticos destes dois municípios.