Ifac comunica coalizão entre organismos para constituir estrutura de relatórios de sustentabilidade

Publicado em 7/12/2020

Em ano marcado pela consolidação da importância dos relatórios de sustentabilidade para os mercados, duas entidades internacionais – o International Integrated Reporting Council (IIRC) e o Sustainability Accounting Standards Board (Sasb) – anunciaram processo de coalizão, em andamento, para constituir uma nova organização – a Value Reporting Foundation. O comunicado foi feito, esta semana, pela International Federation of Accountants (Ifac) às suas entidades filiadas. No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto dos Auditores Independentes (Ibracon) são membros da Ifac.

Ainda de acordo com o comunicado, a Ifac publicou, no início de setembro, um documento chamado IFAC's Way Forward, no qual solicita que a Fundação IFRS estabeleça um novo Conselho de Padrões de Sustentabilidade com atuação paralela ao International Accounting Standards Board (Iasb).

“Um componente crítico para o sucesso deste novo Conselho será sua capacidade de alavancar a experiência e as exigências existentes de relatórios das principais iniciativas de sustentabilidade, incluindo IIRC e Sasb, bem como CDP [Global Environmental Impact], CDSB [Climate Disclosure Standards Board] e GRI [Global Reporting Initiative]. Acreditamos que este é o melhor caminho para racionalizar o atual ecossistema fragmentado e melhorar os relatórios abrangentes que refletem a criação de valor”, afirma Kevin Dancey, diretor da Ifac.

A coalizão entre os organismos, com a finalidade de constituir uma estrutura de relatórios corporativos abrangente para impulsionar o desempenho da sustentabilidade global, foi considerada especialmente oportuna pela Ifac, uma vez que a consulta da Fundação IFRS sobre a criação de um novo Conselho de Normas de Sustentabilidade ainda está em andamento.

Também consta no comunicado da Ifac uma solicitação para que as entidades-membros participem da audiência pública promovida pelo Iasb, cujo prazo encerra-se em 31 de dezembro. “Agora é o momento para a profissão contábil emprestar sua voz e sua experiência”, diz ainda o documento.

Fonte: CFC - Maristela Girotto.