CRCSP celebra 74 anos com homenagens e incentivo à produção acadêmica

Publicado em 7/12/2020

Em uma noite histórica, o CRCSP celebrou, em 7 de dezembro de 2020, os 74 anos de fundação da entidade, em uma cerimônia virtual emocionante, com a presença de representantes da classe contábil, empresarial e política de todo o país.

Transmitida ao vivo no canal do Conselho no YouTube, a solenidade contou com homenagens a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da profissão, premiações aos autores dos melhores trabalhos de mestrado e doutorado e o anúncio de novidades para os profissionais da contabilidade em 2021. A conselheira do CRCSP Eliane Aparecida Maia foi a mestre de cerimônias do evento.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, realizou a abertura da solenidade e convidou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, para o pronunciamento inaugural da cerimônia.

“O CRCSP tem uma trajetória que orgulha a classe contábil brasileira. A história de sucesso do CRCSP e seu legado se deve ao profissionalismo das gestões que se sucederam ao longo do tempo. Saúdo aqui o presidente Donizete e os 37 presidentes que o antecederam, que foram responsáveis por este trabalho construído ao longo de mais de sete décadas de trabalho voluntário pela profissão contábil”, declarou o presidente do CFC.

Os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro) fizeram a seguir seus pronunciamentos, destacando suas respectivas áreas na atual gestão e nos 74 anos de existência do CRCSP.

Após os vice-presidentes do CRCSP, foi a vez do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, fazer seu pronunciamento.

Representando as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, Reynaldo reafirmou o sentimento de colaboração e união entre as entidades. “Em um ano tão atípico, os profissionais contábeis tiveram um papel fundamental para a sobrevivência das empresas. As Entidades Contábeis do Estado de São Paulo trabalharam juntas para apoiar estes profissionais, defendendo as diversas pautas da profissão”, destacou o presidente do Sescon-SP.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), Caio Augusto Silva dos Santos, o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Iihoshi, o deputado federal Itamar Borges (MDB), osvereadores Arnaldo Faria de Sá (PP) eEdir Sales (PSD) e o presidente do CRCSP na gestão 1994-1995, José Serafim Abrantes, também participaram da solenidade e parabenizaram o CRCSP e a classe contábil paulista pelos 74 anos de fundação do Conselho.

José Serafim Abrantes falou em nome dos presidentes anteriores da entidade e parabenizou o presidente Donizete, a todos que integram o CRCSP e a classe contábil, desejando um ano de muitas realizações em 2021.

“Apesar da pandemia, esta solenidade é de celebração, em primeiro lugar por estarmos vivos, mas também por termos superado os desafios que surgiram. O contador permanece à frente dos negócios, garantindo o funcionamento de todas as empresas e entidades”, declarou Serafim.

Prêmio de Tese e Dissertação

Foi realizada a entrega do Prêmio de Tese e Dissertação, que reconhece os autores dos melhores trabalhos acadêmicos de mestrado e doutorado voltado a temas contábeis.

O coordenador da Comissão de Desenvolvimento Científico e Acadêmico do CRCSP, Fernando de Almeida Santos, parabenizou os premiados, os orientadores e as instituições pela qualidade dos trabalhos enviados e agradeceu

“Desejamos que a distância, presencialmente, ou de forma híbrida, a educação possa cada vez mais dar oportunidades aos brasileiros, contribuindo para uma sociedade mais justa”, declarou Fernando, que agradeceu ao CRCSP, na pessoa do presidente Donizete, e à Academia Paulista de Contabilidade (APC), na figura de seu presidente, Domingos Orestes Chiomento, pela oportunidade de realizar a premiação.

Os vencedores foram Raquel Wille Sarquis, na categoria doutorado, com a tese “Diferenças nas Práticas Contábeis na Era IFRS: Implicações para as Comparabilidades das Informações Financeiras em Ambientes Diferentes”, orientada pelo professor Ariovaldo dos Santos, e Takeru Horikoshi, na categoria mestrado, com a dissertação “Disclosure das Penalidades Ético-Disciplinares da Profissão Contábil no Brasil”, trabalho orientado pelo professor Tiago Nascimento Borges Slavov. Os presidentes José Donizete Valentina e Domingos Orestes Chiomento, parabenizaram os autores e orientadores.

Medalhas do Mérito Contábil

A solenidade em comemoração aos 74 anos do CRCSP teve continuidade com a outorga das Medalhas da Ordem do Mérito Contábil a personalidades com notórias contribuições à profissão contábil.

O presidente do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) na gestão 2017-2019, Antônio Eugênio Cecchinato, foram agraciados com a Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que reconhece aqueles que se destacaram na liderança de entidades e associações de classe.

A Medalha Pedro Pedreschi, criada para homenagear personalidades com relevantes serviços à Ciência Contábil, foi conferida ao ex-conselheiro do CRCSP e do CFC Mauro Manoel Nóbrega.

O conselheiro do CFC Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho foi condecorado com a Medalha Ernani Calbucci, destinada a personalidades com significativas contribuições à classe contábil.

Também foi concedida a Medalha José Rojo Alonso, criada na atual gestão do CRCSP para homenagear aqueles que se destacaram nas áreas de Auditoria, Perícia Contábil e Arbitragem. O presidente do CRCSP na gestão 1998-1999 e membro da Academia Paulista de Contabilidade, Irineu De Mula, foi escolhido para ser o primeiro a receber a honraria, por suas notórias contribuições e dedicação à profissão contábil.

“O patrono, nosso querido José Rojo Alonso, faz parte da história da profissão contábil paulista e brasileira. Na pessoa de sua filha, a conselheira Angela Zechinelli Alonso, presto esta homenagem e espero que todos que receberem esta medalha possam também receber um pouco da energia, do amor e de tudo que ele fez pela profissão”, destacou o presidente Donizete.

“Esta homenagem é um reconhecimento que não tem preço, pois leva o nome do meu pai a todos os profissionais. Que todos tenham muito orgulho de receber esta homenagem e fico muito feliz que o primeiro homenageado seja o professor Irineu De Mula, alguém que temos muito respeito pelo seu conhecimento, competência e ética”, declarou Angela, emocionada pela homenagem.

Cristina Zechinelli França, sobrinha de José Rojo Alonso, também se pronunciou sobre a homenagem, que ajudou a criar: “Indiquei ao presidente Donizete que criasse uma homenagem que levasse o nome de meu tio, como reconhecimento ao profissional exemplar que foi. Agradeço ao presidente Donizete, que com muito empenho, criou esta medalha”.

Pronunciamentos Contábeis Aplicados aos Negócios

Como uma homenagem ao CRCSP e para presentear os profissionais contábeis, a Academia Paulista de Contabilidade (APC) realizou o lançamento do livro Pronunciamentos Contábeis Aplicados aos Negócios. O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, falou sobre a nova publicação e sobre a atuação da Entidade na promoção do conhecimento.

“Com a missão de estimular o conhecimento técnico, editamos em 2019 o livro Acadêmicos Explicam os CPCs, livro lançado na 26ª CONVECON e transformado em e-book, para acesso gratuito. Com esta mesma temática, mas com foco nos negócios, lançamos hoje o livro Pronunciamentos Contábeis Aplicados aos Negócios, que também estará disponível gratuitamente no site da Academia Paulista de Contabilidade”, declarou Chiomento sobre as publicações, que têm entre seus coautores o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, também integrante da APC.

O integrante da APC e um dos coautores do livro, Antoninho Marmo Trevisan, falou sobre o livro, destacando que deve ser lido tanto por estudantes, professores e profissionais, sejam iniciantes ou com anos de atuação na área contábil. “Parabenizo a Academia por este ato de generosidade em compartilhar o conhecimento”, concluiu Trevisan.

Lançamento do selo comemorativo aos 75 anos do CRCSP

Ao final da solenidade, o presidente Donizete realizou o lançamento do selo comemorativo aos 75 anos do CRCSP. Ele explicou que o selo é um símbolo, que representa a classe contábil paulista.

Donizete explicou que ao longo de 2021 será desenvolvida uma programação especial de ações e atividades aos profissionais, para valorizar ainda mais a profissão contábil.

“As bodas de 75 anos são as de diamante, e o nosso diamante tem 150 mil faces. Que nós, profissionais da contabilidade, possamos nos lapidar continuamente e exercer nossa profissão com valor, coragem, dedicação e resiliência”, desejou o presidente do CRCSP.

Integração

A seguir, os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), da Paraíba (CRCPB) e do Rio de Janeiro (CRCRJ) parabenizaram o CRCSP pelos seus 74 anos de fundação.

“É com este compromisso, de unir ideias e vencer desafios, com muito trabalho, que o CRCSP chega aos 74 anos, levando inovação, visibilidade e contribuindo para o desenvolvimento da profissão contábil”, declarou a presidente do CRCPE, Maria Dorgivânia Arraes Barbará.

“É com satisfação que recebi o convite para participar desta solenidade. É um momento de celebrar as realizações do CRCSP, que é um grande parceiro do CRCPB e dos CRCs de todo o país”, destacou o presidente do CRCPB, Brunno Sitônio Fialho de Oliveira.

Para o presidente do CRCRJ, Samir Ferreira Barbosa Nehme, “o CRCSP é a instituição que representa mais de 30% dos profissionais contábeis do nosso país e é um exemplo de boas práticas, de incentivo à qualificação e de uma atuação forte pela profissão contábil. A relevância do trabalho desenvolvido pelo CRCSP é motivo de orgulho para todos nós e nos impulsiona enquanto Sistema CFC/CRCs”.

Anúncio da 27ª CONVECON e 19ª CONESCAP

Após as felicitações, o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sérgio Approbato Machado Júnior, anunciaram a realização conjunta da 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON) e da 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), que acontecerão de 15 a 18 de novembro de 2021.

“Ano que vem, traremos dois eventos maravilhosos a São Paulo: a 27ª CONVECON, maior Convenção de Contabilidade do Estado de São Paulo, e a 19ª CONESCAP, maior evento nacional voltado aos empresários contábeis, que teremos a grata satisfação de realizarmos conjuntamente, em 2021”, explicou Approbato aos participantes da solenidade.

“As primeiras reuniões que tivemos para planejar a realização conjunta da 27ª CONVECON e da 19ª CONESCAP foram em janeiro, muito antes da pandemia. É providencial que possamos realizar dois dos maiores eventos contábeis do país juntos, mesclando atividades presenciais e online, e que possamos mostrar o quanto a classe contábil é forte, unida e comprometida com o aprimoramento profissional”, ressaltou o presidente Donizete.

Encerramento

Ao final da solenidade, foi exibido um vídeo sobre as realizações do CRCSP em 2020 e o presidente Donizete falou brevemente sobre a história do Conselho e sobre a importância das gestões anteriores.

“Há 74 anos, em uma pequena sala no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), reuniram-se Pedro Pedreschi e outros magníficos profissionais para fundar o CRCSP. E hoje, em meio a uma pandemia, estamos nos conectando de forma virtual para celebrar esta entidade, que tanto nos orgulha de sermos profissionais da contabilidade”, declarou Donizete.

“Comemorar o aniversário do CRCSP é também homenagear a cada um dos 150 mil profissionais, que nos mais diversos segmentos da contabilidade, atuam com muita competência e resiliência. Mesmo em meio a uma pandemia, cada um de nós encontrou forças para seguir em frente e tornar-se ainda mais essencial para o sucesso do empreendedorismo”, continuou o presidente.

Antes de encerrar a solenidade, Donizete apresentou outro vídeo, gravado no dia da posse dos conselheiros da gestão 2020-2021. No vídeo, os conselheiros empossados bradaram uníssonos o lema: “Unindo ideias e vencendo desafios”.

“Vamos continuar em 2021 com este mesmo compromisso, de através da união de ideias, superar todas as dificuldades”, concluiu o presidente Donizete, encerrando a solenidade.