Primeira Plenária Institucional do CRCSP em 2021 tem presença de lideranças contábeis nacionais e internacionais

Publicado em 18/1/2021

O CRCSP realizou em 18 de janeiro a primeira sessão plenária institucional de 2021. A reunião regimental foi transmitida ao vivo no canal do Conselho no YouTube e contou com a presença de lideranças da classe contábil nacional e internacional.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, realizou a abertura da sessão e destacou a importância de, após um ano tão desafiador, realizar a primeira plenária de 2021 com muita informação e uma mensagem de esperança para a profissão contábil.

“Apesar de todos os desafios, conseguimos resultados muito positivos em 2020. Tivemos, por exemplo, mais de 400 mil acessos nos canais do CRCSP, o que demonstra como estamos conectados e unidos pela profissão. E este ano será, certamente, muito melhor para todos”, ressaltou Donizete, na abertura.

Participaram da sessão plenária a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal (OCC) e presidente da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp), Paula Maria Pires de Oliveira e Silva Laia Franco, o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e membro do Conselho de Administração da Federação Internacional de Contadores (Ifac – International Federation of Accountants), Idésio da Silva Coelho Júnior, os presidentes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), Antônio Carlos Ribeiro da Silva, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, e da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento.

Donizete também prestou uma homenagem a Odilon Luiz de Oliveira, ex-delegado do Conselho em São Bernardo do Campo. “Uma grande pessoa, um excelente profissional e um grande amigo”, lembrou o presidente.

Realizações pela profissão contábil

Os representantes da área contábil presentes apresentaram os principais entraves que os profissionais encontraram durante o ano de 2020 e como as entidades têm atuado para apoiá-los a superar estes desafios.

O vice-presidente de Administração e Finanças e coordenador da Câmara de Política Institucional do CRCSP, José Aparecido Maion, apresentou o funcionamento da Câmara, também composta pelos vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, de Desenvolvimento Profissional, Marcelo Roberto Monello, e de Registro, Mariano Amadio, e os 127 convênios de cooperação técnica firmados pelo CRCSP em 2020 com órgãos públicos, instituições de ensino e organizações de todas as esferas. “Estas parcerias visam promover um trabalho conjunto pela profissão contábil e pela sociedade”, explicou Maion.

Idésio Coelho falou sobre o trabalho de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) aos padrões internacionais e os desafios que o país enfrentará este ano. “Temos que continuar trabalhando pelo fortalecimento da nossa profissão e, consequentemente, para o fortalecimento das instituições e da economia brasileira. Temos, mais do que nunca, que apoiar as empresas e zelar para que as relações entre as administrações pública e privada sejam harmoniosas, éticas e disciplinadas”, afirmou o vice-presidente do CFC.

Paula Franco falou sobre o trabalho de integração e intercâmbio de informações promovido pela Ucalp e sobre como as entidades contábeis, como a OCC, em Portugal, têm auxiliado os profissionais contábeis neste período tão difícil no mundo todo.

“Em Portugal, um dos problemas é um novo confinamento, decretado na última sexta-feira, com o fechamento de todas as empresas. Os contadores portugueses, assim como os do Brasil e demais países de Língua Portuguesa, têm sido verdadeiros heróis para as empresas, pois somos nós que temos feito com que a economia consiga sobreviver de forma menos afetada”, revelou Paula Franco. “Não somos médicos da saúde, mas somos médicos das empresas”, concluiu a representante internacional. O assessor da bastonária na OCC, João Ferreira Silva, também representou a OCC na plenária.

O presidente do CRCBA fez um breve balanço sobre a atuação do Conselho baiano pelo desenvolvimento da Contabilidade. “Os profissionais não têm às vezes conhecimento das dificuldades que enfrentamos, mas temos realizado um trabalho muito grande neste último ano, especialmente na promoção da Educação Profissional Continuada, através de parcerias como a que mantemos com o CRCSP”, pontuou Antônio Carlos.

Recém-empossado para a presidência do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, representou as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo na plenária e lembrou que o Ibracon comemora este ano 50 anos de fundação. Fabbri ressaltou também que o Instituto dos Auditores continuará o trabalho desenvolvido nas áreas técnica, de desenvolvimento profissional e institucional, com atuação junto aos órgãos reguladores: “Este ano de 2021 se inicia com grandes desafios, mas não tenho dúvidas de que, juntos, teremos mais condições de superá-los”.

O presidente do IPC e presidente do CRCSP na gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo, falou em nome dos ex-presidentes do Conselho e parabenizou a atual gestão pelas realizações. “É um prazer compartilhar o espaço nesta sessão com pessoas tão dedicadas à profissão. O IPC tem foco na promoção da Educação Profissional Continuada em conjunto com o CRCSP e estamos firmando alguns convênios para oferecer cada vez mais aos profissionais contábeis”, revelou Gildo.

Eleita a nova presidente da Anefac na gestão 2021-2022, Marta Cristina Pelúcio Grecco, fez uma saudação ao público da sessão plenária: “Esta é a primeira vez que represento a Anefac na presidência que assumi este ano, e fico muito feliz que seja na plenária do CRCSP. Espero que tenhamos um excelente 2021 juntos”.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade também fez uma breve saudação aos profissionais e parabenizou os representantes empossados este ano para presidir as entidades contábeis. “Desejo a todos uma profícua gestão. O trabalho é árduo, mas gratificante e eu tenho certeza que em 2021 teremos também muito sucesso. Neste momento, a classe contábil está novamente marcando sua história”, ressaltou Domingos Orestes Chiomento.

O presidente José Donizete Valentina agradeceu a presença de todos e encerrou a plenária com votos de união e superação para todos.