Presidentes do CRCSP e do Sescon-SP discutem ao vivo as perspectivas da economia para 2021 e pleiteiam medidas para preservar os negócios

Publicado em 26/1/2021

O CRCSP realizou, em 26 de janeiro de 2021, mais um painel “A Profissão Contábil em Debate”, atividade na qual lideranças da classe contábil discutem os principais temas da atualidade. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, foram os debatedores e trataram do tema “Chegou 2021: Saúde e Negócios – e Agora?”.

As perspectivas deste início de ano para os negócios e para a prevenção à Covid-19 foram os principais temas tratados pelos presidentes, que analisaram a saúde da economia em 2020, ressaltaram a importância do profissional da contabilidade para superar a crise e propuseram soluções para superar os desafios que os negócios enfrentam neste momento. O painel pode ser conferido na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.

A conselheira do CRCSP Angela Zechinelli Alonso apresentou os presidentes ao público e mediou o debate. A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) de Portugal e presidente da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (Ucalp), Paula Franco, participou por vídeo da abertura do painel, apresentando os efeitos da pandemia de Covid-19 em Portugal e ressaltando a importância do suporte oferecido pelas entidades aos profissionais da contabilidade.

Reynaldo avaliou os impactos das ações governamentais para os negócios e destacou que é preciso analisar o que foi bom e o que precisa ser mudado para 2021. “Nós temos que cobrar ações dos órgãos governamentais para que ações como a postergação de tributos para que os empresários possam preservar os empregos e outras medidas positivas sejam mantidas a partir de janeiro deste ano”, ressaltou o presidente do Sescon-SP, que apontou o desencontro de informações e o aumento da carga tributária como os principais aspectos negativos de 2020 para os empreendimentos.

O presidente do CRCSP também destacou ações necessárias para o crescimento dos negócios e ressaltou a importância dos profissionais contábeis para a necessária recuperação econômica. “O profissional da contabilidade não pode morrer de Covid-19 e nem do coração, porque um ambiente de instabilidade como o que estamos vivendo é extremamente desgastante para os profissionais da contabilidade”, declarou Donizete.

“Sem os profissionais da contabilidade, não teríamos medicação, oxigênio, ventilador nem qualquer outro item essencial. Mas precisamos também do reconhecimento e da estabilidade necessária para o desempenho das nossas funções”, afirmou o presidente Donizete.

De acordo com os presidentes, as entidades irão em 2021 continuar a trabalhar pela manutenção da vida, do emprego e das empresas. “Nosso papel como entidade é levantar essa bandeira e defender, mas nós, profissionais da contabilidade, devemos estar todos juntos”, advertiu o presidente do CRCSP.