CRCSP, Jucesp e Sindcont-SP apresentam em live projeto Balcão Único, que irá agilizar a abertura de empresas

Publicado em 2/2/2021

O CRCSP, em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), apresentou, em 2 de fevereiro de 2021, uma live no YouTube com o título “Balcão Único: Entenda como Abrir sua Empresa em um Único Acesso e de Forma 100% Digital”. O painel trouxe informações sobre o funcionamento da nova plataforma e como irá facilitar o cotidiano dos profissionais da contabilidade e empresários.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o presidente da Jucesp, Walter Iihoshi, e o presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, abriram o painel e destacaram a importância do projeto para a desburocratização e incentivo à abertura de novos negócios. Os conselheiros do CRCSP e vogais da Jucesp Inez Justina dos Santos e Jairo Balderrama Pinto foram os moderadores da atividade.

“Nós temos que incentivar o empreendedorismo e iniciativas como esta são muito importantes para destravar o país e impulsioná-lo à posição que ele deve ocupar no mundo”, declarou o presidente Donizete, parabenizando o presidente Walter Iihoshi e sua equipe pelo projeto.

O presidente do Sindcont-SP também parabenizou a Jucesp pelo projeto, que irá “facilitar o dia a dia dos profissionais da contabilidade na abertura de empresas. A tendência é que cada vez mais surjam iniciativas para a desburocratização e para tornar o ambiente de trabalho e dos negócios mais disruptivo”, pontuou Geraldo.

Walter Iihoshi explicou o processo de desenvolvimento da nova plataforma, lançada em 15 de janeiro de 2021, inicialmente na cidade de São Paulo. Ele explicou que o projeto é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal e que foi desenvolvido em conjunto pela Jucesp, pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e Oracle.

“Em duas semanas, tivemos 248 empresas abertas até o dia 28 de janeiro. Nós estamos abrindo empresas e fazendo o licenciamento em média em 16 minutos e 57 segundos, ou em até seis minutos e quatro segundos, se for apenas a abertura. Você entra em frente a sua tela de computador, coloca dados dos sócios e objeto social e em poucos minutos já recebe o contrato padrão para sua assinatura digital”, revelou o presidente da Junta Comercial.

Após a abertura, os especialistas da Jucesp envolvidos no desenvolvimento do programa Balcão Único explicaram o funcionamento do projeto e como ele pode auxiliar os profissionais da contabilidade e empresários. Apresentaram o painel a subsecretária de Empreendedorismo e da Pequena e Média Empresa, Bruna Barros, o diretor de Integração, Osmar Vitor, a secretária Executiva de Atendimento, Angela Berteli, e a secretária geral da Jucesp, Gisela Ceschin.

O painel “Balcão Único: Entenda como Abrir sua Empresa em um Único Acesso e de Forma 100% Digital” permanecerá disponível no canal do CRCSP no YouTube e pode ser assistido AQUI.