CRCSP aplica prova do EQT para auditoria em entidades autorizadas pelo BCB

Publicado em 24/8/2016

Em 24 de agosto de 2016, os órgãos do sistema CFC/CRCs aplicaram a prova específica do Exame de Qualificação Técnica (EQT) para atuar em instituições cujo funcionamento depende de autorização do Banco Central do Brasil (BCB). O CRCSP é responsável pela realização no estado, que este ano ocorre nas cidades de São Paulo e Campinas.

A prova específica do Banco Central teve 99 inscritos no estado, 87 deles na capital e 12 em Campinas. Destes, estiveram presentes 76 candidatos em São Paulo e 10 na metrópole campineira.

Ser aprovado no EQT é um dos requisitos para se inscrever no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (Cnai), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Além da inscrição no Cnai, os auditores devem ser aprovados em exame específico para atuar nas instituições autorizadas pelo BCB.

Também são exigidas provas específicas para auditar entidades reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

“Os auditores independentes são fundamentais nas instituições cujo funcionamento é autorizado pelo Banco Central, porque delas depende todo o sistema financeiro. A exigência do EQT é uma forma de selecionar os mais preparados para a função”, declarou o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.