Lugar de mulher é na profissão contábil

Publicado em 8/3/2021

Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, homenageamos aquelas que tanto contribuem para o avanço da sociedade. Elas são mães, esposas e filhas, mas também executivas, professoras, médicas, engenheiras e, como não poderia deixar de ser, contadoras e técnicas em contabilidade que se destacam cada vez mais em suas áreas de atuação.

Como forma de reconhecer a importância feminina na profissão e promover o debate sobre a igualdade de gênero, o CRCSP traz dados e informações sobre como as mulheres se destacam no exercício da Contabilidade, pois lugar de mulher é na profissão contábil!

Antes uma atividade predominantemente masculina, a Contabilidade é uma das profissões nas quais a igualdade de gênero está cada vez mais presente. Hoje as mulheres representam 41% dos profissionais contábeis registrados no CRCSP e somam 62.938 profissionais, de um total de 150.880 registros no Estado de São Paulo. Em todo o País, as profissionais do gênero feminino somam 221.263 registros no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 42% de um total de 517.064 profissionais contábeis brasileiros.

São números que demonstram que cada vez mais as mulheres estão presentes na Contabilidade. E elas também já são maioria nos cursos de Ciências Contábeis do país. Segundo o último Censo da Educação Superior, do Inep, em 2019 o curso de Ciências Contábeis teve 155.821 matrículas de estudantes do gênero masculino e 206.221 do gênero feminino, que representaram 56% dos ingressantes no curso.

Mas não é apenas em números absolutos e percentuais que as mulheres avançam cada vez mais na profissão. Elas também estão mais presentes nos postos de liderança das organizações, embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido neste quesito.

Atualmente, apenas 11,5% das vagas em Conselhos de Administração e Financeiros das companhias abertas são ocupados por mulheres, segundo o levantamento Board Index Brasil 2020, da firma de consultoria Spencer Stuart. Apesar de ser um percentual baixo, o número é maior que em 2019 (10,5%), em 2018 (9,4%) e nos anos anteriores.

Estes números demonstram a necessidade de reconhecermos a importância e o avanço da participação feminina em todos os espaços, mas também de fazermos uma reflexão sobre o quanto ainda é necessário discutirmos sobre a igualdade de gênero.

Mulheres estão cada vez mais presentes no CRCSP

No CRCSP, as mulheres estão cada vez mais presentes e são fundamentais para a atuação da Entidade. O plenário do Conselho é composto atualmente por 68 conselheiros, dos quais 19 são mulheres, sendo 10 conselheiras efetivas e 9 suplentes. Elas representam 27% do número de conselheiros da Entidade.

Destas 19 conselheiras, 10 são conselheiras efetivas. Também temos quatro coordenadoras de Câmaras e uma vice-coordenadora e 10 conselheiras na coordenação ou vice-coordenação de Comissões e Grupos de Trabalho no CRCSP.

Todas as conselheiras do CRCSP são profissionais de destaque em suas áreas e atuação altamente relevante para a profissão contábil, muitas delas atuando em outras Entidades, como membros de diretoria, Comissões e Grupos de Trabalho de organismos locais, estaduais e nacionais.

Atividades que destacam a participação feminina na profissão

Além de incentivar a presença feminina em todos os níveis, o CRCSP também apoia e incentiva a atuação das mulheres na profissão contábil. São diversas atividades e ações desenvolvidas para apoiar o público feminino, ações promovidas em conjunto com a Comissão CRCSP Mulher, o Grupo de Trabalho Diversidade e Inclusão e os demais Grupos de Trabalho e Comissões do CRCSP.

Uma delas é o Universo Contábil com Elas, que traz painéis técnicos voltados a profissionais de ambos os gêneros, mas que destacam em sua programação a presença feminina, com palestrantes e moderadoras que são referências em suas áreas de atuação.

Em 8 de março, o CRCSP realizará uma edição especial do Universo Contábil com Elas, sobre o tema “Desafios e Oportunidades na Opinião de Quem Está no Mercado”. A atividade será transmitida no canal do CRCSP no YouTube, das 14h30 às 16h30, e está com as inscrições abertas.