CRCSP realiza plenária institucional com participação do presidente do CRCDF e de professor da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos

Publicado em 11/3/2021

O CRCSP realizou, em 11 de março de 2021, a quarta sessão plenária institucional do ano, com transmissão ao vivo no YouTube e a presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Daniel Chaves Fernandes, e do professor de Contabilidade da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, realizou a abertura da sessão, na qual foram discutidos alguns dos principais temas da profissão contábil na atualidade, e coordenou a condução dos trabalhos.

“Esta plenária institucional tem como objetivo levar aos profissionais da contabilidade um pouco do que o CRCSP e as Entidades Contábeis fazem pela profissão. Nós queremos promover cada vez mais a transparência e a participação do nosso Conselho”, destacou o presidente Donizete na abertura.

Para dar início à pauta da sessão, a conselheira Eliane Aparecida Maia foi convidada para trazer algumas palavras de reflexão. “Estamos passando por muitas dificuldades nos últimos tempos, mas este é também o momento de acreditarmos. Que tenhamos sabedoria, força, garra e fé no nosso dia a dia, pois tempos melhores virão”, declarou a conselheira Eliane.

“Você, Eliane, está representando também todas as mulheres, nesta semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, com a força que as mulheres demonstram diariamente na profissão e aqui no CRCSP”, destacou o presidente Donizete.

A seguir foram apresentadas as atas regimentais das Câmaras de Política Institucional e da Câmara de Desenvolvimento Profissional para aprovação do Plenário. As atas foram apresentadas pelos coordenadores, respectivamente, o vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, e a conselheira Angela Zechinelli Alonso.

Após a aprovação das atas, a plenária teve seguimento com a pauta institucional, com a participação dos convidados especiais e a discussão dos principais temas da Contabilidade nacional e internacional.

Cenário internacional

O primeiro convidado da plenária foi o professor de Contabilidade da Universidade de Illinois, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima. Ex-professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tendo chefiado o Departamento de Ciências Contábeis e Atuária de 2014 a 2016, Gerlando falou sobre questões relacionadas à Contabilidade, saúde e negócios nos Estados Unidos e sobre o futuro da Contabilidade Internacional.

“Fico muito feliz por estar participando de uma plenária institucional e de ser justo a do meu Conselho Regional de Contabilidade, pois eu sou um dos 150 mil profissionais registrados em São Paulo”, declarou o professor.

Gerlando iniciou sua fala com informações sobre a situação dos EUA referentes à pandemia da Covid-19 e seus impactos nos negócios. “Aqui nós sentimos uma segunda onda da pandemia muito forte, que trouxe reflexos para a economia. Em média, 60% das empresas de médio e pequeno portes fecharam nos EUA e, em cidades turísticas, 45% de todas as empresas fecharam, o que impacta também a tributação. Em Illinois, por exemplo, houve uma queda de 10% da tributação em relação ao PIB”, complementou o professor.

Sobre o panorama internacional para a Contabilidade, Gerlando ressaltou que a Contabilidade nos Estados Unidos é altamente valorizada, sendo a terceira profissão de mais destaque. “Na Universidade Illinois, 98% dos alunos são incorporados ao mercado. Os contadores também estão indo menos para funções em que a certificação de contador público (Certified Public Accountant – CPA, no original em inglês) não é obrigatória, especialmente para as áreas de tecnologia e gestão”, destacou o professor.

Desafios da Contabilidade no Distrito Federal

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Daniel Chaves Fernandes, apresentou dados sobre como a pandemia da Covid-19 afetou os negócios no Distrito Federal e como o CRCDF agiu para contornar os problemas e auxiliar os profissionais da contabilidade a superar a crise.

“O Distrito Federal foi o primeiro a fechar o comércio e passamos quatro meses fechados. A primeira ordem no CRCDF foi suspender o atendimento presencial e viabilizar formas de acesso e trabalho remotos, para preservar a saúde de todos. Depois revisamos os contratos para renegociar os valores, dentro do que nos permite a legislação, o que nos deu alguma tranquilidade financeira. Então, com as dificuldades, dei andamento ao meu plano de gestão, que era desde o início investir em inovação e tecnologia”, explicou o presidente brasiliense.

“Conseguimos com o Governo do Estado que a Contabilidade fosse considerada uma atividade essencial e estamos com uma série de ações, via CRC ou outras entidades, para buscar soluções para a classe contábil. Eu acredito que nós, que estamos à frente dos Conselhos de Contabilidade, estamos aqui para fazer o máximo, não o mínimo necessário”, complementou Fernandes.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, parabenizou o presidente do CRCDF por sua visão em relação à atuação dos Conselhos e apresentou algumas ações desenvolvidas pelo CRCSP, em conjunto com as Entidades Contábeis, para auxiliar os profissionais contábeis paulistas.

“Percebendo este movimento do presencial para o home office, o CRCSP e o Sescon-SP criaram o programa RE-Tech, com linhas de crédito para os escritórios contábeis adquirirem equipamentos eletrônicos. Também atuamos juntos aos Sindicatos dos Contabilistas, como o Sindcont-SP, e as outras Entidades Contábeis apoiando-os na defesa dos profissionais contábeis. Esta linha de atuação do CRCDF está muito alinhada com a da gestão do presidente Donizete”, revelou Monello.

Após a apresentação dos convidados, o vice-presidente José Aparecido Maion apresentou dados sobre a Vice-Presidência de Administração e Finanças e sobre como o CRCSP se adaptou para ampliar os investimentos em prol dos profissionais contábeis e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio financeiro da entidade em um momento de pandemia.

Atuação conjunta

Encerrando a solenidade, os presidentes das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo fizeram algumas considerações. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, destacou que a gestão de entidades como o CRCSP e o Sindcont-SP possui grandes demandas e desafios. “O CRCSP está de parabéns pela sua atuação e o Sindicato está sempre à disposição para contribuir com o Conselho e as Entidades Contábeis para beneficiar os profissionais da contabilidade do nosso estado”, ressaltou Geraldo.

O presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos, também falou sobre a necessidade cada vez maior da atuação conjunta entre as Entidades Contábeis: “Nos momentos difíceis que ainda temos pela frente, temos a certeza de que continuaremos unidos e irmanados pela profissão”.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, também parabenizou o CRCSP pela realização da plenária institucional e pela atuação da entidade: “Nossa sensação é que o CRCSP é um transatlântico, que para ser navegado exige sabedoria, conhecimento e expertise. A atual gestão está de parabéns pela condução do CRCSP”.

Encerrando a solenidade, o presidente Donizete falou sobre a importância da profissão contábil e sobre a atuação do Conselho em benefício da profissão. “A partir do momento que alguém entra no Conselho, assume um compromisso que o faz superar limites. E temos uma equipe altamente comprometida com a prestação de serviços aos profissionais, mas também com a gestão e controle interno do Conselho. Os recursos do CRCSP pertencem aos profissionais da contabilidade e nós temos muito zelo por eles”, declarou Donizete.

“Estamos passando por um momento extremamente delicado com a pandemia e os profissionais da contabilidade são, mais do que nunca, essenciais para todas as empresas. Ainda que nosso estado não tenha reconhecido esta essencialidade em lei, não há uma só empresa ou entidade que não dependa dos profissionais da contabilidade. Esperamos que o Governo cumpra seu papel, ofereça as condições de saúde para a população para que possamos exercer nossa profissão com segurança”, concluiu o presidente do CRCSP.

Participaram da plenária o presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) – Regional São Paulo, Carlos Aragaki, os vice-presidentes do CRCSP de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Mariano Amadio, os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) e os conselheiros que compõem a plenária do CRCSP.