Sessão plenária especial do CRCSP tem a apresentação de ações desenvolvidas em prol dos profissionais contábeis durante a pandemia

Publicado em 23/3/2021

O CRCSP realizou, em 23 de março de 2021, uma sessão plenária especial para apresentar as medidas desenvolvidas e apoiadas pelo Conselho durante o período de pandemia de Covid-19. Realizada em ambiente virtual, a reunião teve como objetivo promover maior alinhamento entre os conselheiros e o Conselho Diretor em relação às ações já realizadas e às próximas que estão sendo desenvolvidas.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a realização da plenária e destacou que o Conselho tem se posicionado desde o início pela defesa da saúde de todos. “Mas, percebemos também que o poder público não implementou ações efetivas para apoiar os profissionais contábeis e as empresas de um modo geral, então nos posicionamos, com o apoio das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, pela defesa do livre exercício da profissão contábil, sempre com segurança e responsabilidade”, declarou o presidente na abertura da sessão.

Após as palavras iniciais do presidente Donizete, o diretor Executivo, Claudio Rafael Bifi, fez um breve resumo de tudo que o CRCSP realizou durante a pandemia, desde a criação do Comitê de Crise, em 16 de março de 2020, que realizou até o presente momento 18 reuniões extraordinárias, até as medidas mais recentes do Conselho.

“O CRCSP sempre se pautou pelas determinações do Plano São Paulo, pelas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelos decretos municipais e estaduais para a prevenção à Covid-19”, explicou Bifi.

Para preservar a saúde de todos, o Conselho implementou ações como a adoção imediata do home office para pessoas do grupo de risco, afastamento temporário de funcionários que tiveram contato com pessoas afetadas pela Covid-19 e a adaptação de sistemas e processos para a ampliação do trabalho remoto a todos os funcionários, quando necessário, observando todas as medidas de segurança da informação necessárias.

“Além da preocupação com a saúde, também tomamos cuidado para que os serviços prestados pelo CRCSP não fossem interrompidos. Instituímos, por exemplo, um rodízio de colaboradores, evitando o afastamento de todo um departamento quando um dos funcionários apresenta sintomas de Covid-19”, destacou o presidente Donizete.

Através destas medidas, o CRCSP não apenas deu continuidade, como ampliou as atividades realizadas. Foram, desde março de 2020, 228 reuniões online das câmaras regimentais, 24 sessões plenárias e 324 atividades de Educação Profissional Continuada, 29 delas voltadas aos impactos da Covid-19 na economia e na atividade contábil, com um total de mais de 97 mil participações. O canal do CRCSP no YouTube também apresentou um crescimento exponencial no período, com mais de 430 mil acessos e a marca de 30 mil seguidores.

Apoio ao exercício da profissão

O presidente Donizete destacou a importância da união entre o CRCSP e as Entidades Contábeis para a defesa de pleitos da classe contábil. A prorrogação das obrigações principais e acessórias, criação de medidas efetivas de apoio aos negócios, ao emprego e renda da população e o reconhecimento da atividade contábil como essencial foram algumas destas ações, realizadas durante todo o ano de 2020 e agora, em 2021, com a imposição de novas medidas restritivas ao funcionamento das organizações contábeis.

Para defender o livre exercício da atividade contábil, a suspensão das obrigações principais e acessórias e requisitar outras medidas de apoio aos profissionais contábeis, o CRCSP, em conjunto com o Sescon-SP, Fecontesp, Sindcont-SP, Ibracon – 5ª Seção Regional, Apejesp, Academia Paulista de Contabilidade, Aescon-SP e Anefac publicaram, em 15 de março de 2021, um manifesto conjunto, enviado ao Governo do Estado de São Paulo, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Sefaz-SP.

O CRCSP também apoia a ação do Sescon-SP e Sindcont-SP, que impetraram um mandato coletivo de segurança para o reconhecimento da atividade contábil como essencial.

“Nós defendemos que os escritórios que possam implementar o home office, o façam, mas destacamos que nem todas as organizações contábeis estão aptas a cumprir esta exigência, especialmente as de menor porte. Muitos clientes ainda utilizam muito papel e não podemos, como profissionais da contabilidade, desampará-los neste momento”, ressaltou Donizete.

Os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro) e os diretores Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) também apresentaram as ações desenvolvidas em suas respectivas áreas.

Dentre estas ações, estão a criação do blog “Entidades contra a crise: dicas e oportunidades”, canal exclusivo para a divulgação de ações do CRCSP e das Entidades Contábeis aos profissionais contábeis, apoio junto ao Sistema CFC/CRCs à prorrogação do prazo da anuidade de 2020, a ampliação dos serviços online do portal do CRCSP para permitir o acesso a todos os serviços do Conselho de forma virtual e a suspensão de prazos processuais de março a maio de 2020 e de 3 de março a 4 de abril de 2021, garantindo o acesso pleno à ampla defesa em todos os processos em andamento.

“É importante que estejamos alinhados para que, juntos, possamos direcionar ações integradas e realizar muito mais pela profissão. Na próxima plenária institucional apresentaremos aos profissionais tudo o que já foi realizado durante a pandemia e os nossos próximos passos”, destacou Donizete no encerramento da plenária.

“Muito obrigado a todos pelo trabalho desenvolvido. Nossa atuação em benefício da profissão contábil durante esta pandemia estará registrada para a posteridade e cada um de vocês faz parte desta história”, concluiu o presidente do CRCSP.