O CRCSP e o Voluntariado

Publicado em 26/8/2016

Dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntário e o CRCSP tem muito o que comemorar. O Sistema CFC/CRCs mantém o Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), aberto para quem deseja contribuir com seu conhecimento.

“O profissional da contabilidade é fundamental no mundo dos negócios, mas sua atuação pode ir além. Com seu conhecimento, ele pode fazer a diferença em nossa sociedade, trabalhando por um mundo mais justo e com menos desigualdade”, declarou o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

Atualmente, 1.887 profissionais da contabilidade estão cadastrados no PVCC no Estado de São Paulo. Há quatro opções de subprogramas e os profissionais podem escolher um deles para atuar ou colaborar em todos.

Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais

A definição para Observatório Social “é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública”.

O CRCSP colabora com o Observatório Social (OS) em São Paulo dando apoio permanente às ações realizadas e com a participação ativa de um representante da entidade, que integra o Conselho Consultivo do OS. Além de atuar no OS da capital, o CRCSP apoia as atividades promovidas por outros Observatórios Sociais no Estado.

Educação Financeira

Além de cuidar da saúde financeira das empresas, o profissional da contabilidade pode ajudar a população a ter um melhor controle do dinheiro. Por isso, em parceria com a empresa DSOP Educação Financeira Reinaldo Domingues, seguindo o método “Diagnosticar, sonhar, orçar e poupar”, o CRCSP realiza o treinamento presencial e à distância de voluntários em todo o Estado de São Paulo.

Destinações de Imposto Devido

Os profissionais engajados neste subprograma orientam seus clientes sobre os incentivos fiscais, com destinação de parte dos impostos devidos para projetos sociais, culturais e esportivos.

Parte do Imposto de Renda pode ser revertida para o Fundo da Criança e do Adolescente e também para o Fundo do Idoso. Os percentuais variam de acordo com o período de doação (no ano calendário ou no ano de entrega da declaração) e no caso de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Ações Locais de Voluntariado

Dentre outras ações realizadas, há o curso sobre Terceiro Setor, uma parceria do CRCSP com a Escola Aberta do Terceiro Setor, que visa capacitar profissionais da contabilidade para atuarem nesse segmento.

Por meio do PVCC e atendendo a uma demanda de Conselhos Municipais, o CRCSP apoia ainda o Movimento Merenda Escolar nas cidades de São Carlos e Poá.

O CRCSP acredita que o conhecimento do profissional da contabilidade faz a diferença nas causas sociais e, por isso, incentiva a todos a se engajarem em projetos voluntários.

A Comissão de Projetos Sociais do CRCSP desenvolve trabalhos voltados à capacitação do profissional da contabilidade para o engajamento em entidades sociais. A comissão é composta pelos conselheiros Adriano Gilioli (coordenador), Marcelo Roberto Monello (vice-coordenador), Bruno Roberto Kalkevicius, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, Mariano Amádio, Bethel Corcoruto Lombardi, Eduardo José Rodrigues, José Augusto Picão, Mauro Túlio Garcia, Roberto Yoshio Kuabata e os colaboradores Ari Milton Campanhã, Claudio Ramos, Élcio Valente e Manoel de Oliveira Maia.

“O CRCSP é uma referência importante para os profissionais que querem algo mais em suas carreiras, querem participação ativa na sociedade”, disse o conselheiro Adriano Gilioli. “O engajamento em projetos sociais não apenas melhora o currículo do contador, melhora também sua percepção como cidadão”.

O presidente Gildo explicou que “as oportunidades de participação do profissional são grandes, visto que as entidades que atuam no Terceiro Setor possuem uma demanda constante de profissionais envolvidos, que dão respaldo para uma melhor organização contábil, na prestação de contas e de competência na gestão da entidade”.

“Convido os profissionais da contabilidade, conheçam o PVCC e atuem na sua cidade realizando um trabalho voluntário, que além da oportunidade de desenvolvimento, será uma realização profissional em favor do próximo e da sociedade”, completou.

Para atuar com o respaldo do CRCSP, os profissionais registrados podem se inscrever no PVCC pelo portal do Conselho – http://www.crcsp.org.br/portal_novo/hotsite/crcsp_social/pvcc/cadastro.htm