Presidentes do CRCSP e do Sescon-SP apresentam painel “A Profissão Contábil em Debate” e discutem soluções para a superação da crise em meio à pandemia

Publicado em 24/3/2021

Em 24 de março de 2021, ocorreu no canal do CRCSP no YouTube mais um painel “A Profissão Contábil em Debate”, com a presença dos presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, e do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, e a participação especial do médico cardiologista Leandro Rúbio, fundador do projeto Missão Covid. A conselheira do CRCSP Angela Zechinelli Alonso foi a moderadora do debate, que abordou o tema “Um Ano de Covid: Empresas Fechadas, Desemprego em Alta e os Cuidados da Saúde nos Ambientes Corporativos”.

Os impactos da Covid-19 na economia, a falta de ações do poder público para apoiar os profissionais da contabilidade e empresários e o compromisso do CRCSP, do Sescon-SP e das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo com a segurança e saúde de todos, mas também com a preservação do emprego e renda foram alguns dos principais temas do painel.

A conselheira Angela Zechinelli Alonso destacou, na abertura da atividade, números relacionados à Covid-19, com um breve histórico deste ano de pandemia, as perspectivas de recuperação e informações sobre medidas como a antecipação de feriados pela Prefeitura de São Paulo e outras cidades e a proibição, no Estado de São Paulo, do funcionamento até 31 de março das atividades não consideradas essenciais.

Após a abertura e a saudação inicial dos presidentes do CRCSP e do Sescon-SP, foi a vez do palestrante convidado, o médico cardiologista Leandro Rúbio, falar sobre o projeto social Missão Covid, startup em saúde que desenvolveu em conjunto com o especialista em inovação digital Cristiano Kanashiro para oferecer acompanhamento de saúde online e gratuito às pessoas, por meio da tecnologia e do atendimento de médicos voluntários.

Após a mensagem de esperança e voluntariedade de Leandro Rúbio, os presidentes José Donizete Valentina e Reynaldo Pereira Lima Júnior promoveram um debate sobre o cenário atual para o exercício da profissão contábil. Eles também apresentaram as ações das Entidades Contábeis para apoiar os profissionais durante a pandemia, entre elas a publicação de um manifesto pela prorrogação das obrigações acessórias e um mandado coletivo de segurança para o livre exercício da profissão e responderam perguntas enviadas ao vivo pelo público, em um diálogo aberto e direto com os profissionais contábeis.

Donizete ressaltou que as medidas para prevenir a disseminação da Covid-19 são necessárias no atual momento, mas que falta, das autoridades públicas, coerência na aplicação destas medidas, como a criação de dificuldades para o exercício da profissão contábil, ao mesmo tempo em que os prazos para a entrega das obrigações principais e acessórias permanecem inalterados.

“Nosso papel, em primeiro lugar é preservar a vida, mas precisamos também de segurança jurídica para exercer nossa profissão e apoiar nossos clientes, inclusive o governo, que depende de nosso trabalho para manter sua arrecadação”, explicou Donizete.

“Nós incentivamos o home office, mas, para as empresas que não possuem condições de adotar este modelo de trabalho, queremos que tenham também o direito ao livre exercício da profissão, com segurança e atendendo a todas as medidas para preservar a saúde dos funcionários”, afirmou o presidente do CRCSP.

O presidente do Sescon-SP também falou sobre as dificuldades que as organizações contábeis enfrentam neste momento e como as Entidades Contábeis estão se mobilizando pelo reconhecimento da profissão contábil na lista das atividades essenciais.

“Nós somos essenciais no momento em que nosso serviço é fundamental para alguém, quando alguém depende de nós. E nós, profissionais da contabilidade, realmente somos essenciais, mas precisamos que o governo reconheça isto e nos dê o direito ao livre exercício da nossa atividade e segurança jurídica na nossa profissão”, complementou o presidente Donizete.

“Conseguimos em 2020 a prorrogação de diversas obrigações. E diante de novas medidas restritivas ao funcionamento dos escritórios, reiniciamos agora esta campanha, com a publicação de um manifesto conjunto com o CRCSP e as Entidades Contábeis e um mandado de segurança que protocolamos com o Sindcont-SP em todos os órgãos responsáveis pela administração de tributos”, explicou Lima.

“A Contabilidade não pode parar, pois nossos clientes, estejam eles entre as atividades essenciais ou não, dependem de nossos serviços. Nós, enquanto entidades representativas, tentamos o diálogo, mas na ausência de uma resposta adequada, iremos pelas vias jurídicas pelo nosso direto de exercer nossa profissão”, revelou o presidente do Sescon-SP.

Os presidentes também explicaram ao público o que fazem o CRCSP e o Sescon-SP pela profissão, as diferenças na atuação de cada órgão e como, por meio da ação conjunta e coordenada, as Entidades Contábeis conseguem uma complementariedade e maior impacto de suas ações.

Outros temas discutidos no painel foram os benefícios e entraves do home office para as empresas, a necessidade da prorrogação dos prazos das obrigações principais e acessórias e possíveis soluções para que o poder público possa apoiar o crescimento dos negócios neste momento de pandemia.

“Precisamos que os profissionais e outras organizações nos ajudem e repliquem esta mensagem. Vamos trabalhar juntos para conquistarmos mais espaço e valorização”, concluiu o presidente do CRCSP.

Confira o painel “A Profissão Contábil em Debate”, na íntegra, no canal do CRCSP no YouTube.