Conselho Diretor se reúne com delegados representantes do CRCSP sobre ações adotadas pela Entidade durante a pandemia

Publicado em 30/3/2021

O CRCSP realizou em 30 de março de 2021 uma reunião de alinhamento entre o Conselho Diretor e seus delegados representantes sobre as novas ações restritivas ao funcionamento das organizações contábeis. Realizada em ambiente virtual, a reunião teve como objetivo apresentar as ações do Conselho em conjunto com as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo para apoiar os profissionais da contabilidade durante a pandemia e ouvir as demandas de cada região do estado sobre o tema.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a reunião e ressaltou a importância de todos os integrantes do Conselho estarem alinhados e buscando uma atuação integrada pela defesa dos pleitos da classe contábil.

A publicação, em 15 de março de 2021, de um manifesto conjunto com as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo pela prorrogação dos prazos de entrega das obrigações principais e acessórias e o apoio do CRCSP à ação dos Sescon-SP e do Sindcont-SP, que impetraram um mandato coletivo de segurança para o reconhecimento da atividade contábil como essencial, foram algumas das ações recentes do Conselho destacadas pelo presidente aos delegados.

“Nós defendemos que os escritórios que possam implementar o home office, o façam, mas destacamos que nem todas as organizações contábeis estão aptas a cumprir esta exigência, especialmente as de menor porte. Muitos clientes ainda utilizam muito papel e não podemos, como profissionais da contabilidade, desampará-los neste momento”, ressaltou Donizete.

“O Conselho está tomando todas as medidas possíveis para apoiar os profissionais, mas é importante que cada um esteja junto conosco. A atuação conjunta é a melhor forma de conseguirmos que o poder público entenda o ponto de vista dos profissionais contábeis e que, somos essenciais para o funcionamento de todas as empresas, sejam elas privadas, públicas ou do Terceiro Setor”, explicou o presidente Donizete.

Após a abertura, o diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, fez um breve relato das medidas adotadas pelo Conselho desde o início da pandemia, com a criação do Comitê de Crise, em 16 de março de 2020.

A adoção de estratégias para conter a transmissão do coronavírus, a implementação de novos sistemas para que todos os serviços do CRCSP pudessem ser prestados de forma online, ampliando o alcance da atuação do Conselho e as ações institucionais pela prorrogação das obrigações acessórias e pelo livre exercício da atividade contábil foram algumas das ações apresentadas na reunião.

Os delegados representantes do CRCSP relataram ao Conselho Diretor como os profissionais da contabilidade de suas regiões se adaptaram para prevenir a Covid-19 e como as medidas restritivas de funcionamento impactaram os escritórios contábeis e as empresas de forma geral. Eles também elogiaram a atuação do CRCSP durante a pandemia e em defesa dos profissionais contábeis.

Também participaram do encontro com os delegados representantes os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro), os diretores Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) e a ouvidora Valéria Vanessa de Campos Pinezi.

“Informem a todos que os questionarem sobre as ações que o CRCSP e as Entidades Contábeis estão adotando. Vivemos hoje no país um momento que está sendo difícil para todo mundo, mas se estivermos todos conectados, unidos e com equilíbrio poderemos superá-lo”, concluiu o presidente Donizete ao final da reunião.