Em webinar do Portal Contábeis, presidentes do CRCSP e do Sescon-SP defendem o livre exercício da profissão contábil e a prorrogação de obrigações principais e acessórias

Publicado em 31/3/2021

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o presidente do Sescon-SP, Reynaldo Lima Júnior, participaram, em 31 de março de 2021, de um webinar no canal do Portal Contábeis no YouTube sobre o tema “Pandemia 2021: Entenda as Mudanças, Prorrogações e Funcionamento de Escritórios”.

Com mediação da jornalista Danielle Nader, o webinar abordou questões sobre o funcionamento dos escritórios contábeis durante a pandemia e sobre as ações das Entidades Contábeis em defesa do livre exercício da profissão contábil e pela prorrogação dos prazos das obrigações principais e acessórias.

Os presidentes apresentaram o cenário atual que os escritórios contábeis enfrentam, com os desafios impostos pela pandemia, as medidas de restrição de funcionamento e circulação de pessoas e a falta de apoio do poder público para as empresas, especialmente em relação aos prazos das obrigações principais e acessórias.

“O que nós exigimos é uma coerência do poder público, que impõe medidas que dificultam a prestação de serviços contábeis, ao passo que mantém os prazos de entrega das obrigações inalterados. Nós defendemos, acima de tudo, a vida, mas também reivindicamos condições para podermos prestar nossos serviços e apoiar nossos clientes neste momento tão difícil”, explicou Donizete.

A publicação do manifesto conjunto pela prorrogação das obrigações principais e acessórias, o mandado coletivo impetrado pelo Sescon-SP e pelo Sindcont-SP, com o apoio do CRCSP e das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, pelo reconhecimento da atividade contábil como essencial, e o lançamento do Re_Tech, programa do Sescon-SP para incentivar o investimento em tecnologia nas organizações contábeis foram algumas das ações apresentadas que as Entidades estão promovendo para apoiar os profissionais contábeis.

“O que nós queremos é que os escritórios contábeis tenham segurança jurídica para exercer suas atividades. Incentivamos que todos aqueles que possam, que mantenham o home office, mas queremos o reconhecimento da profissão contábil como essencial para que aqueles que não tenham condições de desempenhar todas as suas funções remotamente, possam exercer suas atividades, com segurança jurídica e atendendo a todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19”, declarou o presidente do Sescon-SP.

“Estamos atuando em várias frentes, com diversos pleitos para auxiliar os profissionais contábeis e as empresas. E graças à atuação integrada das Entidades Contábeis conseguimos ampliar nosso alcance e levar as demandas da profissão aos Governos Federal, Estaduais e Municipais e aos órgãos responsáveis pela administração dos tributos”, complementou o presidente do CRCSP.