Presidente do CRCSP comemora os 59 anos da Apejesp

Publicado em 30/8/2016

No dia 30 de agosto, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) completou 59 anos. O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, esteve na solenidade de comemoração, realizada na sede da entidade, no centro de São Paulo.

"É com alegria que verificamos o desenvolvimento conquistado pela Apejesp, uma trajetória de garra e determinação em prol dos peritos contábeis do Estado de São Paulo”, disse.

Segundo Gildo, a Apejesp é reconhecida e constitui uma entidade congraçada que tem a qualidade de refletir e replicar os anseios e atitudes do CRCSP e demais entidades contábeis dos profissionais ligados à área da perícia.

“Essa parceria é extremamente importante. Realizamos encontros frequentes com a Apejesp para estreitar essas relações e ampliar a sinergia. Também trabalhamos em conjunto com as entidades congraçadas para ampliar a quantidade de atividades de Educação Profissional Continuada voltadas para os profissionais da contabilidade que atuam em perícia. É fundamental a constante atualização e o aprimoramento dos profissionais quanto às normas técnicas da profissão, neste ano com ênfase na norma que criou o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis e demais legislações específicas da Contabilidade”.

Também participaram da cerimônia, o presidente da Apejesp, Paschoal Rizzi Naddeo; o presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Márcio Massao Shimomoto; o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, e o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado São Paulo (Fecontesp), José de Souza.

Em nome das entidades congraçadas, Shimomoto falou sobre a importância do congraçamento e o valor da perícia na justiça.

“É a união das entidades contábeis que faz com que a Contabilidade cresça e se destaque cada vez mais no cenário econômico do país. Por isso, estamos aqui hoje, juntos, parabenizando a Apejesp pelo trabalho incansável de todos. Trabalho feito com ética e dignidade. É esse nosso congraçamento que permite seguirmos na mesma direção, em prol da valorização da profissão”.

O presidente do Sescon-SP falou ainda sobre a história da Associação. “Nenhuma entidade completa 59 anos se não presta um bom serviço para a sociedade e para seus associados. A Apejesp sempre defendeu e representou muito bem os peritos. E a função da perícia é fundamental. Sem ela, não existe justiça.”

Para Gildo, com o advento do Novo Código de Processo Civil, a perícia contábil se fortalece ainda mais, já que o juiz deverá apreciar a prova pericial indicando na sentença os motivos que o levaram a considerar ou deixar de considerar as conclusões do laudo. “Portanto, a nova legislação reconhece a importância e relevância da perícia, prestigia o perito, exige maior transparência para a sua indicação e reforça a necessidade do conhecimento técnico especializado”.

Representando o CRCSP, também esteve presente a conselheira e especialista em Perícia, Suely Gualano Bossa Serrati, que também atua como conselheira da Apejesp.