Por que profissionalizar contabilidade da empresa agrícola?

Publicado em 26/4/2021

“A mudança contábil não é algo fácil e não deveria ser, por isso é importante entender o momento"

Profissionalizar ou internalizar a Contabilidade da sua empresa agrícola pode ser bastante importante para os proprietários, indica Daniel Freire, especialista em crédito do agronegócio. De acordo com ele, as revendas tendem a seguir com a contabilidade local, mas a profissionalização depende bastante da parte contábil.

“Muitas empresas procuram respostas que não estão somente nos livros, mas sim no dia a dia e nas expectativas de cada empresa e uma delas é a contabilidade da empresa. Sabe-se que no agro, as   revendas tendem a seguir com a contabilidade local e logicamente tem o seu valor e respeito, porém a profissionalização da empresa passa e muito pela parte contábil”, comenta o especialista.

Ele explica ainda que, atualmente muitas empresas buscam alternativas para sua organização com novos modelos de negócio, atuando em algumas frentes como FIDC, CRA, Barter entre outros e todas essas operações, acabam em uma necessidade específica de contabilização. “Com a chegada dos investidores no agro, principalmente nas revendas, a demanda por uma gestão contábil melhor, tornou-se obrigatória e com isso, a identificação de diversas necessidades e exposições ao risco, tanto na parte tributária, quanto fiscal principalmente”, completa.

“A mudança contábil não é algo fácil e não deveria ser, por isso é importante entender o momento certo para mudanças e que neste processo, a empresa possa manter a nossa contabilidade em paralelo ao anterior, visando melhor administração e resultado. A dúvida para a empresa fica entre, internalizar um profissional ou terceirar o processo contábil, mas o certo é de que, esse passo é mais do que necessário e fundamental para o crescimento sólido e sustentável da sua empresa”, conclui.

Fonte: Agrolink – Leonardo Gottems.