Dia do Profissional da Contabilidade é celebrado em live com os presidentes das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo

Publicado em 26/4/2021

Em 26 de abril de 2021, o CRCSP, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), com o apoio das Entidades do Estado de São Paulo, promoveram uma live no canal do CRCSP no YouTube para prestigiar o Dia do Profissional da Contabilidade, ocorrido em 25 de abril. Durante a atividade, os presidentes e outros especialistas na área contábil debateram o futuro da atividade contábil e as soluções para os desafios que os profissionais enfrentam na atualidade.

A live em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade contou também com dois painéis técnicos sobre a presença e as possibilidades da tecnologia no dia a dia dos profissionais contábeis: O painel “A Profissão Contábil Versus a Tecnologia”, ministrado pelo fundador da Trevisan Escola de Negócios, Antoninho Marmo Trevisan, e o painel “O Contador na Era da Contabilidade Digital”, apresentado pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Edgard Cornacchione.

A abertura da live foi realizada pelos presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina; da Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva; do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima; da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabri; do Sindicato dos Contabilistas de Bauru e Região (Sindcon Bauru), Paulo Braga; do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior; da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos, e da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento.

Importância da profissão contábil para a sociedade

Os presidentes das Entidades Contábeis destacaram na abertura algumas das razões para que os profissionais da contabilidade sejam cada vez mais relevantes e que, apesar dos inúmeros desafios da atualidade, continuam a apoiar seus clientes e a sociedade de modo geral.

“Esta live tem como intuito principal homenagear os profissionais da contabilidade e trazer ao debate as principais questões do nosso ofício. Ela é fruto da união das Entidades Contábeis e dos Sindicatos dos Contabilistas de todo o Estado de São Paulo. Aos profissionais contábeis, que prossigamos sendo profissionalmente reconhecidos por nossa dedicação, ética, abnegação e competência”, declarou o presidente da Fecontesp.

“Iremos realizar aqui uma atividade com muito conhecimento técnico e também um encontro dos presidentes das Entidades Contábeis com os profissionais da contabilidade. Não poderíamos deixar, mesmo com a pandemia, de prestigiar esta importante data”, explicou o presidente do Sindcont-SP na abertura.

O presidente do CRCSP destacou a importância dos serviços prestados pelos profissionais da contabilidade à sociedade. “Os profissionais da contabilidade têm se superado e feito a diferença durante esta pandemia. Nós temos uma profissão muito rica e diversa, que é hoje uma das que mais estão em ascensão no mundo. Porque as empresas, incluindo aí aquelas consideradas essenciais, dependem dos serviços contábeis para que possam desempenhar suas atividades fins e, apesar dos desafios, continuamos a apoiar nossos clientes e prestar um serviço fundamental para a sociedade”, pontuou Donizete.

A presidente da Anefac ressaltou também a importância da atualização contínua como forma de enfrentar os desafios da profissão. “Ao comemorarmos o Dia do Profissional da Contabilidade, temos que pensar sempre o que o profissional deve ter de diferencial no exercício de suas atividades. Somos profissionais que devem estudar e estar sempre atualizados e as Entidades Contábeis contribuem muito para esta atualização”, complementou Marta.

“Vivemos hoje tempos difíceis e complexos, que exigem adaptações e superações. Apesar disto, temos demonstrado cada vez mais à sociedade que somos incansáveis e empenhados em nossas funções. Eu vejo um futuro repleto de oportunidades e de reconhecimento para todos nós”, complementou o presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional.

“Agradeço o convite dos presidentes para participar desta solenidade e, em nome do Sindicato dos Contabilistas de Bauru e Região, quero homenagear aos profissionais da contabilidade de todo o Estado”, destacou Paulo Braga, presidente do Sindcon Bauru.

“Nós, profissionais da contabilidade, demos um show durante esta pandemia no atendimento aos nossos clientes, demonstrando nossa capacidade para nos adaptar e evoluir. Em meio a todas as dificuldades que enfrentamos atualmente, estamos auxiliando cada vez mais a sociedade e o empreendedorismo”, declarou o presidente do Sescon-SP.

“Nestes 15 meses de pandemia, lutamos muito pelo país. Se o Brasil não parou, foi graças aos seus contadores e técnicos em contabilidade, nos diversos segmentos de atuação”, lembrou o presidente da Apejesp.

“A tecnologia tornou-se um divisor de águas para a nossa profissão e nos permitirá dar um salto na qualidade dos nossos serviços. Por meio dela e com a gama de informações que temos em mãos, cada orientação e decisão nossa terá um potencial muito maior para auxiliar a gestão das empresas”, concluiu o presidente da Academia Paulista de Contabilidade.

A tecnologia no dia a dia dos profissionais contábeis

Durante os painéis, os palestrantes ressaltaram como a tecnologia já está presente no cotidiano dos profissionais contábeis e como ela ainda pode contribuir para que a Contabilidade assuma uma posição cada vez maior de liderança na gestão das empresas e entidades.

Antoninho Marmo Trevisan explicou no primeiro painel da live que a Ciência Contábil, hoje, é indissociável da tecnologia e que, pela importância e qualidade dos dados que os profissionais contábeis lidam, a profissão tem um potencial de orientação à gestão quase ilimitado.

“Os profissionais da contabilidade são aqueles que permitem a criação de valor e a geração de riqueza. As possibilidades que a tecnologia nos colocou à disposição são inúmeras, mas temos que vê-la como uma aliada. Os estudantes de Ciências Contábeis deveriam hoje estudar matérias voltadas também à Ciência de Dados, Inteligência Artificial, entre outras, pois são temas essenciais nos dias de hoje”, declarou Trevisan.

Já no segundo painel, Cornacchione relembrou que tecnologia é, em essência, a aplicação de processos inovadores e que a inovação é uma constante na Ciência Contábil desde os seus primórdios.

“O ambiente de negócios vive uma revolução tremenda e a tecnologia assume cada vez um espaço de destaque nas relações profissionais. O profissional da contabilidade é hoje o mais preparado para assistir às organizações em seus aspectos negociais, mas não podemos desconsiderar esta plasticidade da nossa profissão e utilizá-la a nosso favor”, advertiu Cornacchione.

Após os painéis, os palestrantes e os presidentes das Entidades Contábeis realizaram um debate sobre os temas apresentados e responderam a questionamentos do público, que interagiu ao vivo durante a live.

A live em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade pode ser conferida na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.