CRCSP conquista a recertificação ISO 9001:2015

Publicado em 6/5/2021

O CRCSP obteve, em 5 de maio de 2021, a segunda recertificação ISO 9001:2015. A conquista, que atesta o cumprimento dos princípios da qualidade de gestão e compromisso com a melhoria contínua dos processos, ocorreu após auditoria externa realizada pela Fundação Vanzolini no período de 3 a 5 de maio de 2021.

Durante a reunião virtual de encerramento realizada em 5 de maio de 2021 com os gestores de todas as áreas do Conselho, o auditor Edilson Ebinger Garcia confirmou a aprovação sem ressalvas de todos os procedimentos do CRCSP.

Além do representante da direção (RD) da ISO e diretor Executivo, Claudio Rafael Bifi, representando a Diretoria Executiva, foram auditados os departamentos de Atendimento, Núcleo de Relacionamentos, Registro, Fiscalização, Desenvolvimento Profissional, Manutenção, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Comunicação, Compras, Eventos, Auditoria Interna, Secretaria, Ouvidoria, Logística, Financeiro, Jurídico e Recursos Humanos.

A certificação ISO 9001:2015 comprova a eficiência dos processos internos de gestão do CRCSP e a aderência às normas de gestão da qualidade. O CRCSP é certificado no Sistema ISO desde o ano 2000 e passa anualmente por auditorias de acompanhamento, para a manutenção da certificação e aprimoramento contínuo dos processos internos.

“O CRCSP está fortemente comprometido com o Sistema de Gestão da Qualidade. Os processos de identificação e gestão de riscos são alguns dos pontos fortes do Conselho, que possui procedimentos robustos e abrangentes de auditoria interna e análise crítica de processos”, destacou o auditor Edilson sobre a recertificação.

O auditor da Qualidade e Planejamento Estratégico do CRCSP, Marco Cézar Ruiz Lopes, e o auditor interno da ISO, Carlos da Cunha Santana, que acompanharam o processo de auditoria, comemoraram a recertificação e agradeceram a todos os envolvidos na auditoria realizada nos departamentos.

“A recertificação é o resultado do trabalho desenvolvido por todas as áreas do CRCSP. Parabéns aos gestores e a suas equipes e gostaria também de agradecer ao auditor Edilson pela excelente condução dos trabalhos de auditoria”, declarou Marco Cézar.

“A manutenção da certificação é sempre mais difícil que a sua obtenção. Esta manutenção acontece no dia a dia, e não durante as auditorias, sejam elas internas ou externas. O resultado desta auditoria é fruto de um trabalho feito a muitas mãos, tanto da alta direção, dos gestores das áreas e de toda a equipe de colaboradores”, declarou Santana após a recertificação.

O diretor Administrativo do CRCSP, Carlos do Carmo Rufino, agradeceu a todos na reunião de encerramento e destacou que o principal objetivo das auditorias realizadas no CRCSP é promover a melhoria contínua dos serviços do Conselho. “Só tenho a agradecer a todo mundo. Sempre há espaço para melhoria, mas a recertificação comprova que estamos no caminho correto”, declarou Rufino.

O diretor Executivo, Claudio Rafael Bifi, parabenizou os gestores de todos os departamentos do CRCSP pelo bom trabalho realizado, o auditor da Qualidade, Marco Cézar Ruiz Lopes, e o auditor interno da ISSO, Carlos da Cunha Santana, por todo o trabalho desenvolvido para apoiar os gestores no cumprimento à norma NBR ISO 9001:2015.

Certificado no Sistema ISO desde novembro de 2000, o CRCSP obteve quatro recertificações ISO 9001:2008 e, em setembro de 2015, renovou a certificação para o sistema ISO 9001:2015. No novo sistema, o CRCSP foi certificado em 2018 e recertificado em 2021. O Conselho passa, desde os anos 2000, por auditorias de revisão anuais para a manutenção da certificação, tendo sido aprovado em todas.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, disse que a auditoria, feita de forma remota em plena pandemia da Covid-19, mostrou que “a recertificação dos procedimentos de todos os departamentos do Conselho atesta a alta qualidade dos serviços que oferecemos ao profissional da contabilidade”.