Sessão plenária institucional do CRCSP tem lançamento de delegacia virtual e a presença de representantes de todo o país

Publicado em 13/5/2021

Ocorreu em 13 de maio a quarta sessão plenária institucional do CRCSP em 2021. Com transmissão ao vivo no canal do Conselho no YouTube, a reunião dos conselheiros foi marcada pelo lançamento da delegacia virtual e pela presença do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, de presidentes de Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o país, das entidades contábeis do Estado de São Paulo e a participação dos delegados representantes do CRCSP.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina abriu a sessão e explicou o objetivo da plenária institucional, de “levar aos profissionais contábeis um pouco do que é debatido nas plenárias, para que possam conhecer a atuação do Conselho e os principais temas da área contábil em discussão”.

O início da plenária contou também com um momento de reflexão, conduzido pelo conselheiro do CRCSP William Peterson de Andrade, e com a apresentação das atas das Câmaras de Política Institucional e de Desenvolvimento Profissional.

Após aprovação das atas, o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior, falou aos participantes da reunião sobre as ações do Conselho Federal de Contabilidade no processo de atualização das normas contábeis e do papel do Sistema CFC/CRCs na divulgação do conhecimento aos profissionais contábeis.

Idésio destacou que estão em audiência pública normas voltadas à Contabilidade aplicada ao Setor Público - as normas NBC TSP 30 a 34, e à área de Auditoria Independente - o CTA 30 e a NBC TA 315 (R2). Ele revelou também que em meados de agosto entrarão novas normas em audiência pública, entre elas a Norma Internacional de Auditoria ISA 220 e outras voltadas ao Controle de Qualidade dos serviços de auditoria.

“Eu gostaria de pedir a todos que tenham uma atenção especial para se familiarizarem com o contexto e as inovações deste conjunto de normas. Os Conselhos de Contabilidade realizarão treinamentos e atividades para capacitar os profissionais, entre os quais está o III Seminário de Contabilidade e Governança do Setor Público, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de maio no canal do CRCSP no YouTube”, convidou o vice-presidente Técnico do CFC.

O presidente do CFC, Zulmir Breda, destacou em seu pronunciamento a importância do profissional da contabilidade para as organizações e os desafios que a sociedade irá enfrentar no período pós-pandemia.

“Os profissionais da contabilidade têm sido ainda mais essenciais nesta pandemia e temos demonstrado nosso compromisso com a sustentabilidade das empresas e organizações. O período pós-pandemia trará também muitos desafios, entre eles o de os profissionais serem chamados a produzir relatórios que não analisem apenas questões econômicas e financeiras, mas também aspectos ambientais e sociais das empresas”, revelou o presidente do CFC.

Breda ressaltou também que o CFC e os CRCs de todo o país estão unidos para apoiar os profissionais da contabilidade a superarem os desafios e convidou o público da plenária a participar do programa de capacitação “Contador Parceiro”, projeto lançado pelo CFC e Sebrae para atualizar os profissionais da contabilidade em temas como gestão e inovação. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no portal do CFC.

O presidente Donizete ressaltou também a importância de os profissionais estarem sempre atualizados e falou sobre como os profissionais contábeis têm se superado neste período de pandemia. “É na dificuldade que conhecemos as pessoas e esta frase serve também para a profissão e para as entidades da classe contábil, que estão cada vez mais demostrando seu valor. Através desta união conseguiremos fazer muito mais pela profissão e pela sociedade como um todo”, declarou Donizete.

Delegacias virtuais

Foi realizado o lançamento da delegacia virtual do CRCSP, plataforma online que reúne todos os serviços prestados pelo Conselho em um só local, para que os profissionais possam acessar diretamente de suas casas.

O presidente Donizete, os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro) e os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo) e Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) explicaram o funcionamento da nova plataforma.

“Este projeto foi idealizado logo no início de 2020, mas com a pandemia houve uma necessidade ainda maior desta democratização do atendimento que estamos promovendo de forma virtual. A delegacia virtual trará mais agilidade e praticidade aos usuários dos serviços do CRCSP, pois todos terão uma delegacia dentro de seu computador”, revelou o presidente Donizete.

De acordo com o diretor Executivo do Conselho, a delegacia virtual vem cumprir uma função operacional antes exercida pelos delegados regionais e locais do CRCSP. Bifi apresentou um breve histórico das delegacias e destacou que agora os delegados representantes foram instituídos para exercer funções institucionais, de aproximação do Conselho aos profissionais e organizações do interior.

União e representatividade

Os delegados representantes do CRCSP em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos, e em Taubaté, Adilson Ronconi de Oliveira, parabenizaram o CRCSP pela iniciativa, e destacaram que irá beneficiar muito os profissionais, especialmente os do interior.

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Piauí (CRCPI), Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheco, e do Pará (CRCPA), Fabrício do Nascimento Moreira, também parabenizaram o CRCSP pela iniciativa e ressaltaram a importância do Sistema CFC/CRCs, que completa em maio 75 anos de sua criação e de atuação conjunta pela profissão contábil.

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), José Vieira dos Santos; do Amapá (CRCAP), Tanúbia Neuza de Oliveira Barbosa; do Espírito Santo (CRCES), Carla Cristina Tasso, e de Rondônia (CRCRO), José Cláudio Ferreira Gomes, e os presidentes do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, e da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, também prestigiaram a sessão plenária institucional do CRCSP.

A plenária institucional do CRCSP pode ser conferida na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.