Presidente do CRCSP participa de Encontro de Controladoria na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicado em 5/9/2016

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, começou a semana do dia 5 de setembro participando do VII Encontro Mackenzie de Controladoria, evento realizado no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em São Paulo.

O objetivo foi discutir com os alunos de graduação em Ciências Contábeis e mestrado em Controladoria Empresarial os desafios e soluções para os problemas que acontecem nas organizações, na área de Controladoria.

Além dos alunos do Brasil, participaram estudantes de Portugal que estavam acompanhando os professores portugueses que palestraram ao lado de Gildo e do diretor executivo de Compliance do Banco Itaú, Fernando Malta.

São eles o Dr. Paulo Afonso, da Universidade do Minho, e a Dra. Rute Abreu, do Instituto Politécnico da Guarda.

Em sua palestra, o presidente do CRCSP falou sobre as prerrogativas da entidade de registrar, fiscalizar e capacitar os profissionais contábeis; o papel da Contabilidade; a complexidade da legislação contábil e a contribuição da academia na formação de bons profissionais. Gildo falou ainda uma questão importante nos dias atuais: o impacto que a tecnologia e a velocidade com que as informações estão sendo geradas têm na vida dos profissionais.

O tema foi abordado após a exibição de um vídeo que deixa para todos a mensagem de que vivemos hoje numa época de transição, na qual estamos dizendo adeus à sociedade industrial e iniciando a sociedade da interdependência e do conhecimento.

Gildo contextualizou dizendo para o público presente que é fundamental que profissional da contabilidade se adeque a essa nova realidade do mercado. Após as apresentações foi realizado um debate entre alunos e palestrantes, mediado pelo professor José Carlos Tiomatsu Oyadomari.

Representando a universidade estiverem presentes o vice-reitor Marco Túllio de Castro Vasconcelos; o pró-reitor de Extensão e Educação Continuada, Sérgio Lex; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Adilson Aderito da Silva; o coordenador do mestrado em Controladoria Henrique Formigoni; o coordenador do curso de Ciências Contábeis Flávio Roberto Mantovani e o reverendo Gildásio Reis.