Bate-papo com o CRCSP traz diálogo sobre diversidade

Publicado em 26/5/2021

O CRCSP inaugurou, em 25 de maio de 2021, mais um canal de diálogo com os profissionais da contabilidade. O Bate-papo com o CRCSP foi realizado ao vivo no perfil do Conselho no Instagram e abordou o tema “A mãe como base na luta pelo respeito à diversidade”.

O primeiro Bate-papo com o CRCSP teve como convidada especial a coordenadora da Associação Mães pela Diversidade e colaboradora do Grupo de Trabalho Diversidade e Inclusão do CRCSP (GDI), Majú Giorgi. A coordenadora do GDI, conselheira Daisy Christine Hette Eastwood, e o conselheiro do CRCSP e integrante do GDI, José Luiz Ribeiro de Carvalho, fizeram a mediação da atividade.

Majú Giorgi iniciou o diálogo narrando sua experiência pessoal no apoio ao seu filho, que é LGBTQIA+, a enfrentar o preconceito. Ela relatou que a busca pela igualdade de direitos a levou a empreender uma luta conjunta com outras mães pela visibilidade e proteção à população LGBTQIA+ que originou a Associação Mães pela Diversidade.

“Até há bem pouco tempo, as pessoas LGBTQIA+ não possuíam uma série de direitos que possuem hoje e que foram conquistados através da união e dedicação de muitas pessoas. No início eu não tinha alguém para segurar o outro lado da faixa, mas hoje somos muitas mães unidas em torno desta causa, que dedicam suas vidas a levar informações à sociedade e reivindicar maior igualdade de direitos”, destacou Majú.

A importância da interseccionalidade da busca pela igualdade, com a união de populações de diversos segmentos, e a necessidade de promover a discussão sobre a diversidade em todos os estratos da sociedade, especialmente no mundo corporativo, foram alguns dos tópicos abordados no Bate-Papo com o CRCSP.

Majú, Daisy e José Luiz ressaltaram que algumas empresas, inclusive grandes firmas de auditoria, já possuem programas para promover a diversidade e a inclusão em seus quadros, mas reconheceram que ainda há um longo caminho a ser percorrido para a promoção da igualdade.

“O primeiro ponto a ser discutido ao falarmos sobre igualdade de direitos é a busca pela empregabilidade da população LGBTQIA+, que costuma ver fechadas as portas do mercado de trabalho. Também é necessário promover uma verdadeira inclusão no ambiente de trabalho, para que ninguém tenha que esconder quem é e tenha que trabalhar em ambientesinóspitos e LGBTfóbicos”, explicou Majú Giorgi na atividade.

“É fundamental que cada vez mais, no mundo corporativo, sejam reconhecidas as individualidades e promovido o necessário respeito à diversidade. Apenas através da aceitação das pessoas como elas são é possível desenvolver plenamente o potencial humano no ambiente de trabalho”, ressaltou o conselheiro José Luiz.

“Nosso meio contábil precisa também discutir a diversidade e a inclusão. Aqui no CRCSP queremos promover um diálogo muito amplo com a sociedade, sobre este e outros temas, para que juntos possamos construir um mundo melhor, no qual as pessoas não sofram com o preconceito e tenham acesso a direitos, à igualdade e ao respeito”, ressaltou a conselheira Daisy ao final do Bate-Papo com o CRCSP.

Próximas atividades

O Bate-papo com o CRCSP é uma atividade quinzenal aberta a todos os profissionais da contabilidade e demais públicos do Conselho que visa incentivar a discussão de temas diversos, que impactam a sociedade e contribuam para a construção de um mundo melhor. Para participar, basta acessar o perfil do Conselho no Instagram no horário da atividade e clicar no ícone da transmissão ao vivo.

Os próximos temas e datas da atividade serão divulgados no portal e nas redes sociais do Conselho.