No Instagram, o Bate-Papo com o CRCSP aborda o tema “ESG - a Responsabilidade Ambiental, Social e Governança. O Foco nos Stakeholders nas Empresas”

Publicado em 8/6/2021

O conselheiro José Luiz Ribeiro de Carvalho coordenou o segundo bate-papo com o CRCSP, realizado em 8 de junho de 2021 pelo Instagram oficial do Conselho. O tema “ESG - a Responsabilidade Ambiental, Social e Governança. O Foco nos Stakeholders nas Empresas” foi abordado pelo conselheiro Alexandre Sanches Garcia. O também conselheiro do CRCSP, Emerson Fabri, participou da live.

O conselheiro Alexandre explicou que ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Ainda segundo ele, esse parâmetro surgiu de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), para que se pudesse avaliar se a empresa contribui para a construção de um mundo melhor e adota práticas que aumentam seu potencial de crescimento sustentável.

Com a adoção da ESG pelas empresas, o International Accounting Standards Board (Iasb) deve publicar, até o final de 2021, uma norma sobre sustentabilidade. Deste modo, a Contabilidade, que goza de credibilidade no mercado financeiro, será um dos fatores mais importantes para a adoção do ESG nos relatórios de sustentabilidade.

O conselheiro Emerson lembrou que empresas com a classificação obtida com o ESG têm a chance do conquistar novos mercados, de solidificar sua marca e, a médio e longo prazo, obter mais benefícios.

Para o conselheiro José Luiz, as grandes empresas, ao exigir o ESG de seus fornecedores, abrem a possibilidade de empresas médias e pequenas começarem a adotar também esse parâmetro. “Como o investidor é avesso à fraude e a população tem uma consciência ética e é contra a corrupção, as empresas que tiverem práticas ambientais, sociais e de governança serão beneficiadas”, disse José Luiz.

Os stakeholders terão que se adaptar a essa nova mindset e as empresas terão que incentivar negócios responsáveis e fazer sua parte no desenvolvimento sustentável.

O Bate-papo com o CRCSP acontece quinzenalmente às terças-feiras, às 19h. Excepcionalmente, porque no dia 22 haverá a live cultural da Conexão CRCSP-Nordeste, o próximo papo será adiantado para a terça-feira, 15 de junho.