Plenária institucional do CRCSP teve presenças do subsecretário do Ministério da Economia e dos presidentes da Jucesp e das Entidades Contábeis

Publicado em 11/6/2021

Todos os meses o CRCSP realiza uma reunião plenária institucional online, transmitida ao vivo pelo canal do Conselho no YouTube. Com temas atuais e de interesse da profissão, a reunião aberta serve para que os profissionais da contabilidade e outros públicos participem e conheçam a entidade mais de perto.

Em junho, a plenária institucional foi realizada no dia 10 e contou com as presenças dos convidados, o subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe) do Ministério da Economia, Michael Dantas, e o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Iihoshi.

Presentes também os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro), os conselheiros da Casa e os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administração).

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, abriu a plenária institucional dando as boas-vindas e agradecendo a presença de todos. Ele pediu que o conselheiro Marcelo Viaro Berloffa falasse em nome dos conselheiros. Berloffa falou de superação: “No cenário atual de nossas vidas”, disse Berloffa, “quem semeia alegria e positivismo tem um caminho de luz, só com coisas boas. Vamos nos levantar e seguir em frente com fé, força e coragem, que isso tudo vai passar”.

Em seguida foram apresentadas e aprovadas as atas das Câmaras de Política Institucional, Desenvolvimento Profissional e Controle Interno.

Micro e pequenas empresas

Convidado para participar da plenária institucional, o subsecretário Michael Dantas começou dizendo que apresentaria dados reais do cenário econômico brasileiro: “O Brasil não é um bom lugar para fazer negócios”, afirmou. Segundo Dantas, o Banco Mundial classifica nosso país em 124º lugar no ranking de países onde investir. “De 2007 a 2017, a economia brasileira cresceu menos que a média da economia mundial”, informou.

Dantas também disse que 99% das empresas brasileiras são micro ou pequenas e são responsáveis por 55% dos empregos. “Mas as MPEs têm dificuldades estruturais como dificuldade de acesso a recursos, falta de oportunidade de tentar novos empreendimentos, quando não dão certo”.

Ele também falou sobre o grave problema trazido pela pandemia: a falta de crédito, apesar de o Pronampe ter liberado 37,5 bilhões de reais em 2020. “Agora tivemos uma vitória com o Pronampe sendo tornado permanente, mas com a liberação de apenas 5 bilhões para a garantia de 344 mil contratos”.

Dantas adiantou que em breve será publicado um decreto sobre o Sistema Nacional de Garantias, que permitirá que as empresas consigam negociar melhores condições, pois apenas 30% das PMEs conseguiram empréstimos.

O subsecretário mencionou o programa Brasil Mais, de capacitação das micro e pequenas empresas, para ajudar no combate aos desafios estruturais e conseguir integração ao comércio exterior e a revisão de garantias móveis.

“Nossa economia precisa de empresas fortes e, sem dúvida, os Conselhos de Contabilidade e os contadores são peças fundamentais para orientar as empresas e ajudar na retomada da economia”, encerrou o subsecretário.

Fiscalização

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, fez uma apresentação da estrutura, projetos e ações da área de Fiscalização da entidade. “São 25% dos funcionários do CRCSP que atuam na área”, disse o vice-presidente, “e 18 conselheiros que fazem parte de três Câmaras de Fiscalização e uma Câmara de Recursos”.

“O objetivo do CRCSP ao fiscalizar”, disse João Carlos, “é prevenir, mas punimos com rigor os maus profissionais”. Ele afirmou que a fiscalização tem atuado de forma virtual, desde que começou a pandemia e que tem como meta para 2021 realizar 9.600 ações fiscalizatórias.

A Fiscalização do CRCSP tem parcerias com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), com a Jucesp e a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo e prefeituras paulistas.

“Fiscalização gera regularização”, disse o vice-presidente, “e é esse o objetivo do trabalho realizado por conselheiros e pelos funcionários da área de Fiscalização do CRCSP”.

Balcão Único

O presidente da Jucesp, Walter Iioshi, agradeceu o convite para participar da plenária institucional e disse que a parceria com o CRCSP tem gerado muitos frutos. “Assim que puder atender presencialmente”, disse Iioshi, “o CRCSP terá um espaço físico para trabalharmos juntos na Jucesp”.

Ele comemorou os números de empresas abertas: ”Em plena pandemia, batemos um recorde – de março a maio deste ano, foram abertas 109 mil empresas no Estado de São Paulo”.

O tempo em que as empresas são abertas também é motivo de comemoração: em média uma empresa é aberta e licenciada em 35 minutos pela Jucesp.

Junto com a secretária executiva de Atendimento, Angela Berteli, Iioshi falou da nova atendente virtual da Jucesp, a Ju. “Durante o plano emergencial do Estado de São Paulo conseguimos fazer o atendimento pelos Correios e agora estamos com um atendimento presencial de 1500 senhas diárias”, comemorou Iioshi.

Presente na plenária virtual, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), Maria Dorgivânia Arraes Barbará, disse que estava encantada com a plenária institucional. “Estou coordenando o programa Contador Parceiro”, disse Dorgivânia, “voltado ao trabalho dos profissionais da contabilidade para micro e pequenas empresas e agradeço por participar deste momento rico de informações”.

Também estavam presentes os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Lima, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) - 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, do Ibracon – Órgão Nacional, Valdir Coscodai, e o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Carlos Alberto Baptistão, representando o presidente Reynaldo Pereira Lima Júnior.

O presidente Dagoberto agradeceu ao presidente Donizete pela oportunidade de participar da plenária institucional e, em nome das Entidades Contábeis, parabenizou o CRCSP por mais um evento de qualidade.

Encerrando a plenária institucional, o presidente Donizete agradeceu a participação dos convidados, a presença dos conselheiros e das pessoas que acompanharam o evento. “Muito obrigado, continuem participando dos eventos do CRCSP e se cuidem”, encerrou Donizete.

A plenária institucional do CRCSP pode ser conferida na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.