Bate-Papo com o CRCSP traz debate sobre saúde e bem-estar

Publicado em 15/6/2021

Os profissionais da contabilidade e demais públicos participaram, em 15 de junho de 2021, de mais um Bate-Papo com o CRCSP, sobre o tema “Autoconhecimento: o Primeiro Passo para a Mudança do Estilo de Vida”. A live, transmitida no perfil do Conselho no Instagram, foi apresentada pelos conselheiros do CRCSP Cibele Pereira Costa e Valmir Leôncio da Silva e teve como convidada a especialista em Medicina do Estilo de Vida Raquel Ribeiro.

Com um tom leve e bem-humorado, o Bate-Papo CRCSP tratou sobre questões como a importância de manter hábitos saudáveis e como encontrar a motivação necessária para promover uma mudança positiva no cotidiano.

Praticante de corrida desde 2008, Valmir apresentou seu exemplo pessoal com a atividade física, como forma de obter mais saúde e qualidade de vida: “A realização constante de uma atividade física é uma forma de garantirmos uma vida mais saudável no futuro”, afirmou o conselheiro.

Raquel iniciou sua apresentação questionando os participantes como eles gostariam de estar no futuro em matéria de qualidade de vida e longevidade. Ela explicou que é necessário, antes de tudo, entender nossos objetivos e o que nos motiva para realizarmos a mudança necessária para que tenhamos uma vida melhor.

“Precisamos nos voltar para nosso lado interno e entender o que nos incomoda, o que nos desestimula e quais são nossos pontos fortes para mudar nosso cotidiano”, revelou Raquel, que explicou também o processo que nos mantém presos a hábitos prejudiciais.

“Nosso cérebro não foi feito para gastar energia, ele quer economizar energia e por isso temos comportamentos automáticos. Quando queremos promover uma mudança em nossas vidas, precisamos sair desse ciclo e sair de nossa zona de conforto”, esclareceu Raquel.

“Nós somos muito imediatistas. Muitos se apegam a vícios porque a liberação de hormônios como serotonina e dopamina é imediata, apesar dos prejuízos que eles trazem. Manter hábitos saudáveis, por outro lado, exigem meses de dedicação e constância para gerar um resultado, mas a recompensa é mais duradoura e positiva”, explicou Raquel Ribeiro.

A conselheira Cibele destacou que o cotidiano da maioria dos profissionais da contabilidade é estressante e que a pandemia agravou este quadro, afetando inclusive a saúde das pessoas. Para ela, a mudança na rotina passa também por uma mudança comportamental.

“Se nosso cotidiano é muito metódico e estressante, é necessário que tenhamos uma vida pessoal mais leve, de uma forma que ela seja possível de ser vivida”, opinou Cibele.

De acordo com Raquel Ribeiro, uma das causas para a desmotivação das pessoas é a autossabotagem, que segundo ela é um dos escudos emocionais que as pessoas utilizam. “Ela tem origem geralmente na infância e pode trazer prejuízos se não estiver em equilíbrio com a autoestima”, revelou a especialista.

“Encontre seu propósito na vida e busque olhar para dentro. Entenda seus objetivos e o que você precisa fazer para chegar lá. Olhe para si mesmo como você olharia para uma pessoa que você ama muito e se dê uma chance de obter resultados melhores para sua vida”, aconselhou a palestrante.

Bate-Papo com o CRCSP

O Bate-papo com o CRCSP é uma atividade aberta a todos os profissionais da contabilidade e demais públicos e visa incentivar a discussão de temas diversos, que impactam a sociedade e contribuam para a construção de um mundo melhor. Para participar, basta acessar o perfil do Conselho no Instagram no horário da atividade e clicar no ícone da transmissão ao vivo.

Os próximos temas e datas da atividade serão divulgados no portal e nas redes sociais do Conselho.