CRCSP apoia o Junho Vermelho, campanha de incentivo à doação de sangue

Publicado em 16/6/2021

Para incentivar a doação e dar visibilidade à situação de baixos níveis dos estoques dos bancos de sangue, instituições públicas, privadas e do Terceiro Setor promovem em todo o país o Junho Vermelho, mês da doação de sangue. A Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal do CRCSP apoia a campanha e incentiva a participação dos profissionais da contabilidade.

O coordenador da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal, conselheiro José Augusto Picão, reforça que o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) apoia a participação dos profissionais da contabilidade em ações diversas de voluntariado.

“Além de ações que promovam a responsabilidade fiscal, educação financeira e a conscientização sobre a destinação solidária do Imposto de Renda, o PVCC incentiva em seu quarto subprograma a participação dos profissionais contábeis em ações voluntárias diversas, que contribuam para a construção de um mundo mais justo e solidário”, revela Picão.

“Em um momento crítico como o que vivemos hoje, é muito importante participarmos das campanhas de doação de sangue e divulgarmos a situação dos reservatórios de sangue do país aos nossos contatos”, completa o conselheiro do CRCSP.

Junho Vermelho

A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue e adotada em todo o Brasil por entidades públicas, privadas e do Terceiro Setor. O mês foi escolhido em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), mas também para incentivar a doação entre os meses de junho a agosto, nos quais são registrados os menores índices de doações.

A situação dos reservatórios dos hospitais e bancos de sangue também se agravou durante a pandemia. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que em 2020 houve uma diminuição de 20% nos níveis de doação de sangue em todo o país.

Salve vidas

Para fazer a doação de sangue é necessário procurar o hemocentro mais próximo munido de documento com foto de identificação. Também é possível fazer o agendamento no site da Fundação Pró-Sangue.

Os requisitos para fazer a doação são:

Estão impedidos de doar gestantes, mães que estão amamentando, pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue, entre outras restrições listadas no site da Fundação Pró-Sangue.

Pessoas que contraíram a Covid-19 estão impedidas de doar por 30 dias após a recuperação. Pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 também devem aguardar um período de 48 horas a sete dias, de acordo com o tipo da vacina, antes de fazer a doação.

Ajude a salvar vidas! Doe sangue e exerça o espírito da solidariedade.