A calmaria das cidades do interior é tema de exposição na sede do CRCSP

Publicado em 8/9/2016

A tranquilidade das cidades do interior tomou conta do CRCSP. O Espaço Cultural da entidade recebeu, em 8 de setembro de 2016, a mostra “Paisagem Interiorana”, do pintor Guido Totoli. As 21 obras em exibição trazem cores fortes e traços delicados, que remetem o espectador à beleza e quietude dos cenários retratados.

O vice-coordenador da Comissão CRCSP Cultural e Melhor Idade, João Edison Deméo, realizou a abertura da exposição e apresentou o artista ao público. As integrantes da Comissão Selma do Carmo Ribeiro e Yae Okada, as conselheiras Ana Maria Costa e Rosmary dos Santos e os conselheiros fiscais do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) Paulo César Pierre Braga e Vitor Luis Trevisan também estiveram presentes na noite de estreia.

Guido Totoli revelou que as obras foram feitas em diferentes períodos de sua vida, desde as décadas de 70 e 80, em viagens realizadas pelo mundo. A Itália, terra natal do pintor, também está retratada no acervo, que traz ainda cenários de Portugal, Espanha e França. O Brasil, onde Guido vive desde 1958, também está presente em várias telas, especialmente o interior do Estado de São Paulo.

Figurativas, as pinturas não se limitam à representação do cenário, mas trazem as impressões e sentimentos do autor. “A pintura é a expressão do artista. A paisagem, na verdade, é um pretexto para pintar, mas é a impressão do artista sobre aquilo que vê que realmente importa”, destacou Guido.

Serviço

Todos os meses, a Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural inaugura uma nova exposição no Espaço Cultural CRCSP, realizada em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). A entrada é gratuita e, na noite de estreia, são arrecadados alimentos não perecíveis para entidades beneficentes.

A mostra “Paisagem Interiorana” permanece no Espaço Cultural CRCSP até 7 de outubro de 2016 e pode ser vista gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Espaço Cultural CRCSP está localizado na Rua Rosa e Silva, 60, no bairro paulistano Higienópolis.