Contabilidade perde Hatiro Shimomoto

Publicado em 22/6/2021

O CRCSP lamenta falecimento de Hatiro Shimomoto, ocorrido em 21 de junho de 2021, em São Paulo. Referência na área contábil e do Direito, Hatiro foi um atuou em diversas frentes e deu grandes contribuições para o desenvolvimento da profissão e para a história da Contabilidade paulista e nacional.

Empresário contábil e advogado, Hatiro Shimomoto foi conselheiro do CRCSP de 1961 a 1967, foi presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) de 1975 a 1978, e integrante da Academia Paulista de Contabilidade (APC), onde ocupou a cadeira de número 48, cujo patrono é José Geraldo de Lima.

Oitavo filho de Yasuishi e Tomie Shimomoto, que vieram ao Brasil do Japão em 1931, Hatiro nasceu em Guararapes, no interior de São Paulo. Formou-se Técnico em Contabilidade, em Direito e fez pós-graduação em Direito Tributário e em Direito Comparado, na Universidade Sorbonne, na França.

Hatiro Shimomoto também foi deputado estadual em São Paulo por seis mandatos e recebeu diversas honrarias e homenagens em sua vida, entre elas a medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”, concedida pelo CRCSP, a medalha “Presidente Anníbal de Freitas”, do Sescon-SP, o título Contabilista Emérito de 1994, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) e a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, conferida pelo Governo do Japão por seus esforços para promover o intercâmbio e a cooperação entre o Brasil e o Japão.

Hatiro faleceu aos 86 anos e deixa esposa, cinco filhos, netos e uma história de contribuições para a profissão contábil e para toda a sociedade.