CRCSP, AIC, CFC e CRCRS realizam Encontro de Líderes, sobre a Contabilidade na Nova Economia Digital

Publicado em 23/6/2021

O CRCSP, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) realizaram em 23 e junho de 2021 mais uma edição do Encontro de Líderes, atividade que reúne líderes de diferentes segmentos da área contábil e do mundo dos negócios para discutir soluções para os principais desafios da atualidade. O Encontro foi transmitido ao vivo no canal do CRCSP no YouTube e abordou o tema “Contabilidade na Nova Economia Digital”.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, a presidente do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, e o vice-presidente de Política Institucional do CFC e Diretor Nacional da AIC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, foram os debatedores do Encontro de Líderes e trataram sobre a “Contabilidade na Nova Economia Digital”.

Os desdobramentos da revolução tecnológica na área contábil, suas vantagens e desafios foram alguns dos pontos abordados pelos convidados, que teve moderação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello.

Na abertura do Encontro de Líderes, Monello falou sobre a parceria com a Associação Amigos do Bem lançada no dia anterior pelo CRCSP e pelos CRCs da Região Nordeste na Conexão SP-Nordeste, para a arrecadação de recursos para a compra de alimento para famílias em situação de vulnerabilidade. Os debatedores também apresentaram alguns dos projetos dos Conselhos Regionais de Contabilidade na área social e discutiram a importância da participação dos profissionais da contabilidade em ações voluntárias. As doações para a Associação Amigos do Bem podem ser feitas no link: https://doar.amigosdobem.org/somoscontabeis

“Cada um pode ajudar um pouco. Vamos mostrar o poder da classe contábil também neste contexto social, para podermos apoiar este trabalho importantíssimo que a Associação Amigos do Bem desenvolve e em outros importantes projetos da classe contábil”, destacou Monello.

Joaquim Bezerra parabenizou a ação e lembrou que o Sistema CFC/CRCs lançou, dentro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), a campanha “Orgulho de ser Voluntário” para conscientizar os profissionais da contabilidade sobre o poder transformador da solidariedade.

“Nós somos uma das únicas classes profissionais regulamentadas no país que possui um programa estruturado de voluntariado. Esta é uma campanha para despertar o sentimento nas pessoas de que é importante cumprirmos nossa missão cidadã e nos envolver na problemática das pessoas que mais necessitam de apoio. Em nome do CFC e da AIC, parabenizo as ações sociais desenvolvidas pelos CRCs e outras entidades para a promoção da solidariedade”, elogiou Bezerra.

Ana Tércia também convidou o público a conhecer a campanha “Contabilidade Solidária”, lançada pelo CRCRS e pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) para a arrecadação de alimentos e agasalhos: “Eu sou voluntária há muitos anos e assim que somos picados pela abelha da solidariedade, não conseguimos parar de ajudar ao próximo”.

“É importante ressaltar aqui que todos somos líderes na área contábil. Todos somos protagonistas em nossas áreas de atuação e é muito importante que nos envolvamos também em ações sociais, para contribuirmos para a construção de um mundo melhor”, ressaltou o presidente Donizete.

Donizete também fez um convite no início do Encontro para que os profissionais da contabilidade participem da XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade e da XVIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, que serão realizado conjuntamente em 19 de outubro de 2021.

“Estes eventos, realizados em parceria pela AIC, CFC e CRCRS, trarão muito conhecimento e atualização para os profissionais. Os temas que trataremos hoje, neste Encontro de Líderes, repercutirão na Conferência Interamericana de Contabilidade e na Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente do CRCSP.

Também foi exibido na abertura um vídeo sobre a Conexão SP-Nordeste, que fará no dia 29 de junho a última escala da programação, nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. As inscrições para a Conexão SP-Nordeste estão abertas no portal do CRCSP.

Contabilidade e Tecnologia

Os debatedores discutiram os impactos que a tecnologia traz para a área contábil e para o ambiente de negócios. Donizete iniciou a discussão ressaltando que, diante dos novos desafios trazidos pela tecnologia e da velocidade que as transformações ocorrem, os profissionais da contabilidade devem estar preparados e constantemente atualizados.

“Nós temos hoje, por exemplo, um ambiente governamental altamente tecnológico, que exige uma adaptação constante às novas ferramentas. O Brasil é para a tecnologia arrecadatória o que os Estados Unidos são para a Tecnologia. Mas essa tecnologia ainda apresenta muitos entraves”, alertou o presidente do CRCSP.

Como exemplo dos entraves para a aplicação plena da tecnologia no cotidiano, Donizete mencionou que muitos escritórios contábeis já possuem sistemas para a busca de todas as notas fiscais emitidas por seus clientes, mas que a necessidade de certificação digital e a relutância das empresas em fornecer esta certificação são dificuldades para a adoção do processo.

“A tecnologia apresenta soluções para diversas questões, mas elas ainda dependem de uma série de detalhes, como a necessidade de normatizações, discussões e de uma mudança cultural em muitas empresas”, afirmou Donizete.

“Existe uma diferença entre tecnologia e inovação. A aplicação de recursos tecnológicos não necessariamente implica uma inovação. É necessária também uma mudança nos processos e, principalmente, na questão comportamental”, complementou a presidente do CRCRS. “O grande problema da inovação hoje são as mentes fechadas. A revolução 4.0 só vai fazer sentido quando passarmos para a revolução 5.0, que é a revolução das pessoas”, complementou a presidente do Conselho gaúcho.

A importância da atualização constante também foi destacada por Joaquim Bezerra, que reforçou a preocupação do Sistema CFC/CRCs em oferecer condições para que os profissionais da contabilidade possam aprimorar seus conhecimentos através do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

“A preocupação do sistema CFC/CRCs ao criar o PEPC foi de preparar os profissionais da contabilidade para as inovações e exigências do mercado, ampliando assim a credibilidade da profissão contábil. Hoje, os segmentos da área contábil que cumprem o programa estão muito mais preparados e valorizados junto à sociedade”, explicou o vice-presidente de Política Institucional do CFC.

“Nas próximas décadas teremos um reconhecimento cada vez maior da necessidade de profissionais contábeis nos conselhos fiscais e de administração, um profissional que tem fé pública e que é habilitado para certificar a informação e dar garantias com confiabilidade”, concluiu Bezerra.

“Hoje nunca tivemos um ambiente tão bom para a vinda de investimentos para o Brasil. E o profissional da contabilidade é responsável por este resultado e será cada vez mais necessário, pois ele é quem confere credibilidade das informações contábeis e fiscais, credibilidade esta necessária para trazer confiança ao investidor”, concluiu o presidente Donizete.

Novos paradigmas

A presença cada vez maior de conceitos que vão além das questões financeiras, como o Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), também foi discutida no Encontro de Líderes. A presidente Ana Tércia ressaltou que o ESG e outros conceitos desta seara são “a aplicação da sustentabilidade das empresas em seu contexto mais amplo”.

“O ESG vem consolidar um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos pela Organização das Nações Unidas, para a promoção de um mundo melhor. A participação dos profissionais em campanhas de solidariedade e no Programa de Voluntariado da Classe Contábil, falarmos sobre diversidade, inclusão e pluralidade no ambiente corporativo, tratarmos sobre a preservação dos recursos ambientais, entre outros temas, são também sustentabilidade”, revelou Ana Tércia.

“É importante ressaltar este compromisso que os Conselhos de Contabilidade, como o CRCSP, o CRCRS e o CFC possuem com estas questões. É necessário que as empresas e entidades encararem os problemas e tenham uma ação prática, não apenas um discurso. E a responsabilidade da profissão contábil nestas questões é muito grande”, concluiu o presidente do CRCSP.

O Encontro de Líderes pode ser conferido na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.